• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museu Índia Vanuíre promove agenda on-line com indígenas da região

Até 15 de agosto, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promove a edição virtual da Semana Tupã, que comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9) com atividades culturais ministradas pelos povos da região.

Para potencializar os saberes e os conhecimentos dos Kaingang de Vanuíre e promover o diálogo do indígena com o não indígena, o equipamento veicula um vídeo sobre os museus indígenas, na Terra Indígena Vanuíre. Nesta terça-feira (11), será exibido o Museu Akãm Orãm Krenak para o público conhecer mais sobre a riqueza cultural desse povo.

Quarta-feira (12) é dia de oficina indígena com Marcio Lipú, Terena da Terra Indígena Vanuíre, que ensinará a produzir um apito utilizado em manifestações sociais. No dia seguinte (13), os internautas descobrirão curiosidades sobre as danças e os cânticos dos Kaingang por meio da indígena Susilene Melo, da Terra Indígena Vanuíre.

Na sexta-feira (14), outra oficina convida os participantes a fazerem um delicioso chá de amendoim e saberem mais da culinária indígena. A responsável pela ação será a moradora da Terra Indígena Vanuíre, a Krenak Mariana Damaceno.

Para encerrar a agenda, Fabiana Damaceno, Krenak da Terra Indígena Vanuíre, deixará o sábado (15) especial com contações de histórias sobre a cultura indígena do seu povo.

 “Em suas ações, o Museu Índia Vanuíre sempre promoveu parcerias com os indígenas para apoiar o fortalecimento das tradições e da manutenção da memória indígena, incentivando atividades que visem a consolidação da cultura”, diz Tamimi Borsatto, gerente do museu.

Para conferir essas práticas e todas as outras veiculadas durante o período de isolamento social, basta acessar a página especial do Museu Casa de Portinari: www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa ou as redes sociais Facbook, Instagram, Twitter e TikTok (@museuindiavanuire).

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br


Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823
ingrid@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243/9-9240-5718

Davi Franzon – (11) 9-3411-6428

imprensaculturasp@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*