Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre promove oficina cultural sobre os povos indígenas da Amazônia

Publicado dia 10/09/2021 por Acam Portinari

Agenda também conta com dica de leitura (11) e curiosidades sobre o acervo da instituição (13); tudo on-line e gratuita

A programação on-line desta semana do Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, promove diversas atividades culturais para crianças e adultos. Dica de leitura, informações sobre os povos indígenas da Amazônia e curiosidades sobre o acervo são os destaques.

Neste sábado (11), às 12h, tem dica de leitura no museu. Para saber qual será a próxima indicação, basta acompanhar as mídias sociais do equipamento e ficar por dentro de toda a programação. A publicação abordará depoimentos de luta e reflexões sobre o cerne da existência e seu significado. 

Além disso, no próximo domingo (12), dando continuidade a ação Família no Museu, a instituição apresentará curiosidades sobre povos indígenas da região amazonense: povo Kanamari e Kulina, por meio de uma oficina cultural diferente, realizada com água, tinta guache, papel sulfite e um copo. Será às 12h, pelas mídias sociais.

O Museu Índia Vanuíre abriga um acervo histórico e etnográfico expressivo, com objetos e artefatos de diversas culturas. Por isso, na segunda-feira (13), às 15h, compartilhará a foto de um objeto muito usado quando não existia energia elétrica: a lamparina.

Já na quarta-feira (15), às 15h, a equipe educativa apresentará aspectos culturais sobre a colônia portuguesa, na ação Você Sabia?. A atividade mostrará a história dos imigrantes que foram importantes para o desenvolvimento da região de Tupã.

Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça a domingo, das 9h às 17h; às quintas-feiras até às 20h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes.

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas mídias sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)  


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
(16) 3237-7367
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 97405-8715
vanessa@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais