Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre realiza 10ª Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas

Publicado dia 06/08/2021 por Acam Portinari

Programação on-line e gratuita contará com atividades educativas e socioculturais

O Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, de 9 a 13 de agosto, a 10ª Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas – edição virtual, com depoimentos e oficinas ministradas pelos indígenas do Oeste Paulista.

Para dar início à celebração, na próxima segunda-feira (9), às 12h, pelas mídias sociais, Euza Lipu, Terena e moradora da Aldeia Ekeruá, da Terra Indígena Araribá, apresentará uma oficina sobre a culinária típica de seu povo.

O ritual do povo Terena também será destaque na programação da Semana Tupã. Na terça-feira (10), às 12h, Martha Pio, da Aldeia Ekeruá, da Terra Indígena Araribá, compartilhará a sua narrativa sobre o significado de um dos rituais Terena e a importância dele para o fortalecimento da cultura.

Dando continuidade às comemorações, na quarta-feira (11), Claudete de Camilo realizará uma oficina de cântico tradicional Terena, às 12h.

Já na quinta-feira (12), às 12h, o Cacique Jazone de Camilo, da Aldeia Ekeruá, da Terra Índígena Araribá, falará sobre suas experiências como líder.

E para encerrar a programação da semana, na sexta-feira (13), Analu Lipu dará seu depoimento sobre a dança e a importância dessa manifestação cultural do povo Terena, da Aldeia Ekeruá.

Segundo Tamimi Borsatto, gerente da instituição, “O objetivo da programação é aproveitar o 9 de agosto – Dia Internacional dos Povos Indígenas -, para ampliar reflexões sobre as questões indígenas na atualidade. A agenda é uma oportunidade de conhecimento, a fim de desconstruir ideias errôneas e limitadas sobre os povos indígenas da região”.

Vale lembrar que o museu está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. A medida acontece pela inserção do Estado de São Paulo na fase de transição do Plano SP, que possibilita o retorno seguro e gradativo das atividades presenciais, com 80% da capacidade de ocupação, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. 

Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museuindiavanuire e www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa)  


ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Núcleo da Notícia
Assessoria de Imprensa – ACAM Portinari
(16) 3237-7367
www.gruponucleo360.com.br

André Luís Rezende – (16) 98142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br
Bruna Melo – (16) 99233-1823
bruna@nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 97405-8715
vanessa@nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão)
imprensaculturasp@sp.gov.br


Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais