Ir para o conteúdo

Museu Índia Vanuíre realiza dois grandes eventos simultâneos em Tupã

Publicado dia 01/08/2013 por Acam Portinari

As ações têm apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP); a adesão é gratuita

Agosto será um mês especial para o Museu Índia Vanuíre. A instituição, da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), promoverá dois grandes eventos simultâneos: a “II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas” (de 6 a 10/8) e o “II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus” (de 6 a 8/8), destinado ao público acadêmico.

Para a gerente do museuTamimi Borsatto,  a realização dos eventos é honrosa para o município, assim como para a instituição. “As ações são de grande importância para todos nós, pois poderemos compartilhar novas experiências e práticas ligadas ao campo museológico, além de estabelecer novas afinidades e interagir com competentes profissionais dessas  áreas”, explica.

Na II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, as atividades propostas têm como objetivo ampliar as reflexões sobre os assuntos indígenas na atualidade, além de aproximar a comunidade tupãense e de outros municípios das culturas indígenas, em especial dos habitantes das terras (T.I.) Vanuíre e Icatu, povos de origem Kaingang, Krenak e Terena.

Durante cinco dias, na Praça da Bandeira, a instituição oferecerá oficinas de língua Krenak, de confecção de zarabatana, de culinária, de ocas em miniatura, de técnicas de trançado, de pintura corporal, apresentações de dança e música, além da Feira de Artesanato e Culinária.

Já o II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus será destinado ao público acadêmico (estudantes, professores e pesquisadores).   A programação será composta por debates sobre a pesquisa e a problemática indígena do oeste, a educação patrimonial em museus, as ações desenvolvidas pelo Centro de Referência Kaingang do Museu Índia Vanuíre, além de discutir os recentes estudos sobre questões indígenas.

O evento, ainda conta com apresentações institucionais de museus arqueológicos ou indígenas do oeste do Estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo site http://museuindiavanuire.org.br/inscricao/.

As ações contam com a parceria do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). As programações completas dos eventos já estão disponíveis no site do equipamento museológico. Mais detalhes por meio do telefone (14) 3491-2333.

Serviços:

II Semana Tupã em Comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas” – data: 6 a 10/8/2013

II Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus” – data: 6 a 8/8/2013

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)
Informações: (14) 3491-2333
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:

Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais