Ir para o conteúdo

Museu realiza programação inédita em homenagem aos 50 anos da morte de Portinari

Publicado dia 03/02/2012 por Acam Portinari

Além de prestar homenagem ao pintor, a atividade gratuita é alusiva à primeira apresentação dos painéis “Guerra e Paz” restaurados

No ano do cinquentenário da morte de Candido Portinari (1903-1962), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, elaborou uma programação inédita em tributo ao pintor. De 6 de fevereiro a 21 de abril serão desenvolvidas atividades paralelas a primeira exposição das obras “Guerra e Paz” restauradas, que ocorre no mesmo período no Memorial da America Latina, em São Paulo.

“É uma honra para a Secretaria da Cultura lembrar o meio século da morte de Candido Portinari com atividades gratuitas no museu que leva o nome do artista. E após cinquenta e quatro anos, apoiar a exposição dos painéis “Guerra e Paz” em São Paulo, dando a oportunidade ao público paulista de apreciar a obra”, ressalta o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Entre as principais atrações da “Homenagem ao Cinquentenário da Morte do Artista” está a exibição de uma série de reportagens sobre a história da produção das obras “Guerra e Paz”, feito pela EPTV Ribeirão Preto e apresentada no telejornal local, em maio de 2011. O evento conta ainda com a exibição de réplicas dos painéis no ateliê do artista, a apresentação de objetos que fazem referência aos murais, como livro, selos e cartões postais, e uma projeção dos estudos feitos por Portinari para a confecção das obras.

“A programação dá ao público de Brodowski e região a oportunidade de conhecer e refletir sobre uma das mais importantes obras do pintor, uma vez que o público do interior encontra dificuldades de ir até os grandes centros, onde os painéis restaurados estarão expostos. Essa ação do Museu Casa de Portinari também faz com que os visitantes participem de uma das homenagens prestadas ao artista em seu cinquentenário de morte”, explica a gerente do museu, Cristiane Maria Patrici.

Os painéis Guerra e Paz estão entre os principais trabalhos de Portinari e foram encomendados ao artista pelo governo brasileiro, em 1952, como um presente para a sede da ONU em Nova York (EUA).

Gratuita e destinada a todos os públicos, a atividade, além de homenagear o pintor Candido Portinari, tem como intuito conquistar novos apreciadores para as obras do artista brodowskiano. As atividades acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O museu está localizado na praça Candido Portinari, nº 298 – Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3664-4284.

Serviço
Homenagem ao Cinquentenário da Morte do Artista
Período: de 6/2 a 21/4/2012
Local: Museu Casa de Portinari (praça Candido Portinari, n° 298, Centro – Brodowski/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Informações à imprensa
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Ana Lígia Vasconcellos – (16) 9233-0624
anavasconcellos@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Ciro Bonilha – (11) 2627-8166
cbonilha@sp.gov.br
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Ellen Oliveira – (11) 2627-8243
ellenoliveira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais