• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Museus da Baixada Santista recebem Plano de Comunicação Institucional elaborado pelo SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, apresentou na última terça-feira (12), o Plano de Comunicação Institucional aos representantes de museus e dos municípios da Baixada Santista. A reunião de entrega do projeto, que foi realizado pela instituição em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), aconteceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e contou com a presença do secretário Marcelo Mattos Araujo.

O programa foi desenvolvido com a participação de 19 instituições museológicas da Baixada Santista. Entre elas, sete receberam diagnósticos e diretrizes específicas para a sua comunicação institucional: o Museu da Cidade – Galeria Nilton Zanotti (Praia Grande),  a Casa Martim Afonso (São Vicente), a Pinacoteca Benedicto Calixto, o Memorial das Conquistas, o Museu do Mar e Marítimo,  o Museu do Porto e o Museu da Pesca, os cinco últimos de Santos.

Segundo a diretora do SISEM-SP, Renata Motta, “o projeto (desenvolvido ao longo de 2012), teve o objetivo de qualificar e fortalecer tecnicamente os museus paulistas, identificando situações e elaborando diagnósticos para que os profissionais possam planejar ações que potencializem a comunicação institucional”, explica.

Entre os resultados do trabalho, foi desenvolvido um material impresso para divulgação do conjunto dos museus da Baixada Santista. Foram impressos 30 mil folders, que estão disponíveis nas instituições participantes em Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Santos e Bertioga.

Para profissionais que se interessam em conhecer e aplicar o Plano de Comunicação em suas unidades, o Sistema Estadual de Museus também disponibiliza o material para download em seu site: www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM-SP promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e val orizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas c omo oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br
Lígia Gama – (11) 2627-8164
lgama@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*