Ir para o conteúdo

MUSEUS DA SECRETARIA E DO SISEM PARTICIPAM DA SEMANA DE MUSEUS

Publicado dia 09/05/2018 por Acam Portinari

Entre 14 e 20 de maio, museus de todo o país participam da 16ª Semana de Museus, iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e também os que fazem parte do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) prepararam uma programação com atividades especiais, tais como visitas mediadas, palestras e exibição de filmes.

Além da programação especial, os museus da Secretaria da Cultura do Estado terão entrada gratuita no dia 18 (sexta-feira): Museu da Imigração, Pinacoteca de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), Museu da Casa Brasileira, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol, Museu Catavento, Museu Afro Brasil, Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu do Café (Santos). Os demais museus – Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida, Memorial da Resistência, Paço das Artes, Estação Pinacoteca, Museu Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Casa de Portinari (Brodowski) – já tem entrada gratuita todos os dias.

Confira a programação da rede de museus do estado de São Paulo e programe sua visita!

Legendas
SEC = Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo
SISEM-SP = Museus que fazem parte do Sistema Estadual de Museus

Museus da capital paulista

14 de maio (segunda-feira)

[SEC] O Museu da Imigração promoverá, entre os dias 14 e 20 de maio, a ação educativa virtual “Desafio Museu Secreto”. A atividade será no Instagram, em conjunto com o Memorial da Inclusão, o Museu de Arte Sacra, o Museu da Diversidade Sexual e o Museu Índia Vanuíre. A interação, no formato de “amigo secreto”, tem o objetivo de estreitar relações e instigar o público a descobrir, por meio de dicas culturais, quais são as instituições participantes dessa atividade e o que elas têm em comum.

[SEC] De 14 a 18 de maio, a Pinacoteca de São Paulo promove visitas à mostra “Hilma af Klint: Mundos possíveis”, sempre das 16h30 às 17h30. São oferecidas 20 vagas e não é necessária inscrição prévia: é só chegar e procurar o educador na recepção. Do dia 14 ao dia 20, a Educateca convida o público a conhecer as exposições de longa duração da Pinacoteca com jogos educativos, das 10h00 às 17h00.

[SEC] De 14 a 20 de maio, às 10h00, o Museu do Futebol realiza transmissão de visita mediada à instituição pelo Youtube. O educador percorrerá o Museu do Futebol e, utilizando recortes temáticos, abordará a história e curiosidades do futebol e também conteúdos interdisciplinares.

15 de maio (terça-feira)

[SEC] No Museu da Casa Brasileira, artista Mônica Schoenacker oferecerá ao público uma oficina sobre noções básicas de serigrafia, com estampas de imagens de peças do acervo do museu em panos de prato. O participante poderá levar o seu trabalho para casa. A atividade será das 11h00 às 12h30 e não é necessária inscrição prévia.

[SEC] De 15 a 20 de maio, o MIS-SP oferece visitas orientadas na exposição “Maio Fotografia” no MIS. Com duração de 50 minutos, a visita pretende discutir conceitos da exposição à luz da História da Fotografia, a partir de leituras de imagens e conversas conduzidas pela equipe do Núcleo Educativo do MIS. As visitas ocorrem às 15h00.

[SISEM-SP] No Instituto Butantan, o Museu de Microbiologia fará, de 15 a 20 de maio, a ação educativa “O que você sabe sobre a gripe?”, aberto para todos os públicos. O novo mascote do museu apresentará um quiz que visa informar os visitantes sobre os diversos aspectos relacionados à gripe.

16 de maio (quarta-feira)

[SEC] Na oficina “Desenho sua Casa” a equipe do educativo do Museu da Casa Brasileira se propõe a fazer um desenho da casa do participante, com base em descrição ou foto. A obra poderá ser levada para casa e serão feitas cópias para arquivar no museu. A atividade será das 10h30 às 12h00 e não é necessária inscrição prévia.

[SEC] Pensando na diversidade do público que trabalha e vive nos bairros da Luz e do Bom Retiro, o Museu de Arte Sacra irá celebrar na atividade “Território Vivo” os diferentes sujeitos que circulam na região com vídeos dessas pessoas: da moradora mais antiga do bairro à senhora que toma conta das crianças na praça antes que entrem na escola. Também haverá discussão sobre o direito à cidade e um coquetel para apresentar a cultura colombiana. A programação completa (exibição dos depoimentos, oficina de produção de lambe-lambes e coquetel) será no dia 16 de maio(quarta-feira), às 18h00,  na Casa do Povo (Rua Três Rios, 252) e os interessados devem se inscrever no site do museu (www.museuartesacra.org.br).

[SEC] A “Oficina Integrada – Memorial da Inclusão e Rede de Museus-Casas Literários” reúne os núcleos educativos da Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas Casa Mário de Andrade para refletir sobre a relação entre poesia e cidade a partir das transformações urbanas e literárias. A atividade terá recursos de acessibilidade para diversas formas de percepção de poemas: escritas, tácteis e sonoras. Será no Memorial da Inclusão, dia 16 de maio, quarta-feira às 14h00.

[SEC] No dia 16 de maio, das 10h00 às 17h00, das 9h30 às 13h00, será oferecido no Museu do Futebol o workshop“Tecnologias Digitais e Instituições Culturais: novas práticas e possibilidades”. Aquiles Brayner, professor, pesquisador e curador Digital da British Library, falará sobre processos de gestão de acervos digitais em instituições de memória, enfocando ações de curadoria digital e a utilização de plataformas abertas em atividades de crowdsourcing, que buscam a participação pública na descrição dos objetos e dados eletrônicos. A atividade se repete no dia 17, no mesmo horário.

17 de maio (quinta-feira)

[SEC] A artista educadora Beth Ziani oferecerá aos participantes que forem ao Museu da Casa Brasileira, noções básicas de bordado e aplicação em tecido. A partir disso será confeccionado um grande bordado coletivo ou um trabalho individual, tendo como base imagens de peças do acervo do museu e de lembranças de objetos domésticos de uso cotidiano. Não é necessária inscrição prévia e a oficina será das 10h30 às 12h00.

[SEC] Na Casa Guilherme de Almeida, os participantes poderão pesquisar a história e outras obras dos artistas que compõem o acervo da Casa em uma visita temática, expandindo o alcance das discussões e reflexões da visita. A atividade “Hiper-museu-casa: mais além de nosso acervo” acontece no dia 17, às 15h00. As inscrições podem ser feitas pelo link  https://bit.ly/2JNGiDE.

[SEC] A oficina “Poesia para se ouvir”, propõe uma reflexão sobre os recursos tecnológicos disponibilizados pelos smartphones e como eles podem contribuir para a criação literária e novas narrativas poéticas. A atividade será na Casa das Rosas, às 14h00. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br.

18 de maio (sexta-feira)

[SEC] Entrada gratuita nos seguintes museus: Museu da Imigração, Pinacoteca de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), Museu da Casa Brasileira, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol, Museu Catavento, Museu Afro Brasil, Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão), Museu do Café (Santos), Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida, Memorial da Resistência, Paço das Artes, Estação Pinacoteca, Museu Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Casa de Portinari (Brodowski).

[SEC] Museu da Casa Brasileira recebe a oficina “Manual de Instruções” na calçada na instituição. Ministrada por Suiá Burger Ferlauto, a atividade propõe mapear e compilar os modos, reais e imaginários, de uso de objetos da casa e sua interação com o corpo. Ela acontece das 10h30 às 12h00 e não é necessária inscrição prévia. No mesmo dia, quem quiser visitar as exposições do Museu da Imigração poderá aproveitar a entrada gratuita.

[SISEM-SP] Museu Biológico do Instituto Butantan, realiza, das 10h00 às 14h00, a atividade “Conectando passado e presente”. A programação busca resgatar a memória afetiva dos visitantes, por meio de alguns dos materiais mais populares da história do local, conectando-as às novas tecnologias. O público-alvo é a terceira idade, mas a participação é livre para todos os públicos.

19 de maio (sábado)

[SEC] Quem visitar o Museu Catavento no dia 19, além de usufruir da gratuidade no ingresso, poderá participar da gravação de um talkshow no estúdio de TV do Museu sobre memórias relacionadas ao centro de São Paulo. Cada visitante irá gravar um depoimento de 1 minuto e meio, que resultará em um vídeo de 40 minutos. Os participantes da atividade também participarão de bate-papo sobre linguagem audiovisual e memória. O resultado do projeto posteriormente será divulgado nas redes sociais do Museu Catavento e do Museu de Arte Sacra.

[SEC] Que tal uma roda de conversa sobre a importância das ações educativas em museus voltadas aos frequentadores da rede pública de saúde mental? Essa é a proposta do Museu Afro Brasil, que irá mostrar a experiência do Projeto Deslocamentos para refletir a importância das ações desenvolvidas como possibilidade de criação de conexões entre os participantes e as instituições. A atividade começa às 10h00 do dia 19.

[SEC] Voltado para profissionais da educação, o curso “Diálogos instigantes: o museu online e offline em espaços educativos” apresenta as possibilidades dos recursos presentes no site da Casa Guilherme de Almeida, como visita virtual e materiais de apoio ao professor. O encontro acontece no dia 19, às 15h00. Inscreva-se pelo link https://bit.ly/2JOZAZq.

[SEC] A visita temática “Conexão pela música” vai desvendar a relação dos poetas Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e Haroldo de Campos com a música. Será na Casa Mário de Andrade no dia 19, às 14h00, e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2H7DSyh.

[SEC] Completando a programação, o Museu da Imigração receberá o Slam das Minas, uma batalha de poesias faladas e autorais sobre temáticas variadas, que contemplam feminismo e diversidade, entre outras questões sociais. A atividade é aberta ao público e será realizada no jardim do Museu, das 15h00 às 16h00.

[SEC] Pinacoteca de São Paulo promove visitas às exposições “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo” e “Emmanuel Nassar: 81-18” das 14h30 às 15h30. São oferecidas 20 vagas e não é necessária inscrição prévia: basta procurar o educador na recepção do museu.

[SISEM-SP] Na Casa-Museu Ema Klabin, em São Paulo haverá uma série de atividades interconectadas. Nos dias 19 e 20 de maio, das 12h00 às 18h00, a Cada Qual, marca pioneira no mercado colaborativo em São Paulo, promove a Feira Itinerante – Arte e Cultura na Cidade. Ainda no dia 19, das 14h30 às 17h00, haverá a roda de conversa Mulheres conectadas em redes: arte e cultura na cidade. Já na oficina “Memórias Compartilhadas”, nos dias 19 e 20, a partir das 13h00, o público, sob a orientação da arte-educadora Patrícia Marchesoni, construirá câmeras escuras e com ela experimentará o encantamento de visualizar a projeção de imagens sem a necessidade de aparatos eletrônicos.

[SEC] No dia 19, das 14h00 às 15h30, o Museu do Futebol realiza a “Oficina de animação – O Futebol”, que convidará o público a criar seus próprios personagens do universo do futebol com massinha de modelar colorida e transformá-los em uma animação quadro a quadro. Nos dias 19 e 20, bebês e crianças de até três anos podem aproveitar o ambiente educativo e lúdico do Espaço Dente de Leite entre 10h30 e 15h30. Haverá também visita mediada ao museu às 11h00 e a “Oficina Duplo Retrato”, das 14h00 às 15h30, que instigará os participantes a pensarem sobre os diversos usos da fotografia no nosso dia a dia e produzir um autorretrato, inspirados pela leitura coletiva do poema “Retrato”, de Cecília Meireles.

20 de maio (domingo)

[SEC] No dia 20, às 11h00, a banda Bora Barão irá realizar uma apresentação gratuita no Museu da Casa Brasileira. Entre os ritmos explorados pelo grupo, estão choro, samba e ritmos regionais. A entrada é gratuita.

[SEC] Das 11h00 às 15h00, a Pinacoteca de São Paulo realiza o “Joga Junto”, com jogos relacionados ao acervo que propiciam a interação em família e em grupo, além de estimular um olhar atento, curioso e divertido sobre as obras em exposição. O museu também oferece uma visita à exposição “Hilma af Klint: Mundos possíveis”, das 15h00 às 16h00. A atividade tem 20 vagas e, para participar, basta procurar o educador responsável na recepção do museu.

[SISEM-SP] Também no dia 20, a Casa-Museu Ema Klabin promove, das 14h00 às 17h00, a oficina “Colcha de Jardim” com a arte-educadora Cristiane Muniz. Nela, os visitantes de todas as idades irão vivenciar técnicas de costura, bordado e fuxico para criar uma obra coletiva semelhante a uma colcha de retalhos.

Museus do interior e litoral

14 de maio (segunda-feira)

[SISEM-SP] GAIA – Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp – também traz atividades especiais e gratuitas para a semana. De 14 a 18 de maio, das 9h00 às 17h00, estará em cartaz a exposição “Experimentações da Arte em Projeto – Coletiva Percursos e Processos: Graduação em Artes Visuais IA Unicamp, turma 2017”. No mesmo período, das 9h00 às 17h00, é vez das Ações Educativas, com atendimento aos visitantes das exposições e realização de atividades periódicas para alunos da rede pública e particular da região metropolitana de Campinas.

15 de maio (terça-feira)

[SEC] Museu do Café preparou uma programação especial durante toda a semana, com uma série de visitações guiadas. As atividades têm início no dia 15, às 14h00, com o bate-papo “Comunicação em Organizações Culturais: campanha institucional Museu do Café”. Nessa atividade, a analista de comunicação institucional, Karina Frey, aborda as funções do setor de comunicação e apresenta casos de sucesso. Em seguida o público poderá fazer a visita guiada “Novas Perspectivas”, que incentivará os participantes a direcionarem o olhar para um contexto específico, em abordagens interdisciplinares.

[SISEM-SP] GAIA – Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp, promove, das 9h00 às 17h00, a oficina “Cianotipia, a fotografia sem câmera”, ministrada pela artista Ligia Minami.

16 de maio (quarta-feira)

[SEC] No dia 16, o passeio mediado no Museu do Café terá como foco a arquitetura do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café e os elementos artísticos que a compõe, como contextualização do período histórico e social de sua construção. A atividade, ministrada pela coordenadora técnica do Museu Marcela Rezek, acontecerá às 15h00.

[SEC] Já o Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski, irá promover uma roda de conversa com o tema “Inovações Tecnológicas na Comunicação Museal”, às 19h00, com participação de Angelica Fabbri, museóloga e diretora executiva da ACAM Portinari. Serão abordados os recursos utilizados pelo museu em sua nova expografia para discutir como os museus têm se adaptado cada vez mais a novos públicos e às novas tecnologias.

17 de maio (quinta-feira)

[SEC] Márcia Rizzo, professora doutora responsável pela restauração das obras de Benedicto Calixto do Museu do Café irá conduzir uma visitação onde falará sobre representações e o processo de restauro. A atividade acontece dia 17, às 15h00.

18 de maio (sexta-feira)

[SEC] Quem visitar o Museu do Café no dia 18, às 15h00, poderá aproveitar a gratuidade e acompanhar a visitação guiada pela coordenadora do curso de gastronomia da Unimonte Maria de Fátima Duarte, que contemplará a relação do café com a cozinha contemporânea e ideias de receitas.

[SEC] O Museu Casa de Portinari, de Brodowski, realiza, às 16h00, o encontro “Hiperconexão com a Comunidade Local”, mediada por Clubes de Serviços, Associações de Bairros, Instituições Educacionais e Sociais entre outros. O evento tem o objetivo de aproximar a comunidade da cidade com a instituição para pensar em modelos de hiperconexões mais dinâmicos e contemporâneos.

[SISEM-SP] Em Sertãozinho, a programação começa dia 18 de maio, com a oficina “O Museu na Escola, a Escola no Museu”, no Museu da Cidade (Rua Expedicionário Lellis, 1500). Voltada para professores da rede estadual de ensino da cidade, a iniciativa visa debater o papel social do museu para a comunidade em geral e a escola. No mesmo dia, às 19h00, no Centro Municipal de Memória (Rua Sebastião Sampaio, 1489), ocorre o “Sarau Arte & Cultura”.

[SISEM-SP] Museu da Cidade, em Praia Grande, lançará seu site às 16h00. O evento contará com apresentação e performance dos alunos da instituição.

19 de maio (sábado)

[SEC] Quem for ao Museu do Café no dia 19 irá conhecer mais sobre o contexto histórico no Salão do Pregão e aproveitar a visitação gratuita. A atividade terá transmissão ao vivo na página do museu no Facebook, às 15h00.

20 de maio (domingo)

[SEC] Finalizando a participação na Semana Nacional de Museus, o fotógrafo Gino Pasquato apresentará o Museu do Café e o seu acervo pela perspectiva do olhar fotográfico, analítico, selecionador e estético, no dia 20, às 15h00. Para participar de todas as ações, que são gratuitas, é necessário enviar um e-mail para inscricao@museudocafe.org.br com o nome completo e descrição da atividade escolhida.

SERVIÇOS:

MUSEUS DA CAPITAL PAULISTA

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP
Metrô Bresser-Mooca (900m)
(11) 2692-1866
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 17h00
R$ 10,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museudaimigracao.org.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo*
Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP
(11) 3326-3336
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00
Estacionamento gratuito entrada pela Rua Jorge Miranda, 43
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museuartesacra.org.br
*Atividade na Casa do Povo – Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro

Museu da Diversidade Sexual (fechado no dia 18 de maio)
Endereço: Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
(11) 3339-8078
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
www.mds.org.br

Memorial da Inclusão
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda, São Paulo/SP
(11) 5212-3727 e 5212-3700
Horário de atendimento – De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h e aos sábados 13h00 às 17h. * Exceto feriados e pontos facultativos.
memorial@sedpcd.sp.gov.br

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
(11) 3032-3727
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
R$ 10,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados
Acessibilidade no local
www.mcb.org.br

Museu de Microbiologia – Instituto Butantan
Av. Vital Brasil, 1500 – Butantan, São Paulo – SP
(11) 2627-9540/9541
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 16h45
Mais informações: museumicrobiol@butantan.gov.br

Museu Biológico – Instituto Butantan
Av. Vital Brasil, 1500 – Butantan, São Paulo – SP
(11) 2627-9837/9852
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 16h45
Mais informações: museubiologico@butantan.gov.br?

Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada gratuita
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo-SP
Estação Brigadeiro do Metrô (850m)
(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h00 às 22h00 | domingos e feriados, das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.casadasrosas.org.br

Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00

Museu Catavento
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo-SP
(11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 17h00 (bilheteria fecha às 16h00)
R$ 10 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. | Grátis aos sábados.
Estacionamento: R$ 15 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 5,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$30,00. Adicional por hora: R$ 10,00.
Acessibilidade no local
www.cataventocultural.org.br

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo-SP
(11) 3320-8900
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00)
Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museuafrobrasil.org.br

Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP
(11) 3897-3232
Funcionamento: de quarta à sexta, com educador, às 14h00, 15h00, 16h00 e 17h00 – R$ 10,00 inteira ou R$ 5,00 meia
Sábado e domingo: visitação livre das 14h00 às 17h00 ou com educador às 14h00, 15h00, 16h00 e 17h00 – entrada gratuita
www.emaklabin.org.br  

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo – SP
(11) 3324-1000
Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h00 às 17h30 (com permanência até às 18h00)
Estacionamento gratuito no local
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.pinacoteca.org.br

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu,  São Paulo- SP
(11) 3664-3848
Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 18h00 (Bilheteria até às 17h00)
R$ 12,00 | Grátis às terças-feiras
Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)
www.museudofutebol.org.br

Museu da Imagem e do Som – MIS-SP
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP
(11) 2117-4777
Funcionamento: terça a sexta, (fechado às segundas) das 11h00 às 20h00 | sábados, das 10h00 às 21h00 | domingos e feriados, das 10h00 às 19h00
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita às terças-feiras. Aos sábados, acesso grátis às exposições do térreo e do acervo – consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos
Acessibilidade no local
www.mis-sp.org.br

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar, São Paulo – SP
(11) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br
Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
Entrada Gratuita
Acessibilidade no local
www.memorialdaresistenciasp.org.br

Paço das Artes no MIS-SP
Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo –SP
(11) 2117-4777
Funcionamento: terça a sexta, (fechado às segundas) das 12h00 às 21h00 | sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 20h00
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita
Acessibilidade no local


Paço das Artes na Oficina Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo-SP
Funcionamento: variável com a programação
www.pacodasartes.org.br

Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 – Luz – São Paulo/SP
Metrô Luz (500m) – CPTM Julio Prestes (240m)
(11) 3335-4990
Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h00 às 17h30 (com permanência até as 18h00)
Estacionamento no local
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.pinacoteca.org.br

MUSEUS DO INTERIOR E LITORAL

Museu H. P. Índia Vanuíre – Tupã
Rua Coroados, 521, Centro – Tupã/SP
(14) 3491-2333
Funcionamento: de terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.museuindiavanuire.org.br  

Museu Casa de Portinari – Brodowski
Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP
(16) 3664-4284
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00
Entrada: ingresso voluntário
Acessibilidade no local
www.museucasadeportinari.org.br

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – Campos do Jordão
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Campos do Jordão/SP
(12) 3662-6000
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00
Estacionamento gratuito no local
Cidadãos jordanenses não pagam mediante apresentação de comprovante de residência
R$ 10,00 | Meia entrada R$ 5,00 | Grátis aos domingos
Acessibilidade no local
www.museufelicialeirner.org.br

Museu do Café – Santos
Rua XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP
(13) 3213-1750
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 | domingo das 10h00 às 17h00
R$ 10,00| Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museudocafe.com.br

GAIA – Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp
Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n – Prédio da Biblioteca Central – Térreo – Campinas/SP
(19) 3521-7453 ou (19) 3521-6561
Informações: galeria@iar.unicamp.br


Museu da Cidade (Sertãozinho)
Rua Expedicionário Lellis, 1500 – Centro – Sertãozinho-SP
(16) 3942-9363
Funcionamento: segunda a sexta, das 8h30 às 17h00 e das 18h00 às 21h00
www.cemm-musc.com.br

Museu da Cidade (Praia Grande)
Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600 – Boqueirão – Praia Grande-SP
(13) 3496-5708
Funcionamento: segunda a sábado, das 14h00 às 17h00
Informações: secturmemoria@praiagrande.sp.gov.br

Fonte: SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais