Ir para o conteúdo

MUSEUS PAULISTAS TÊM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Publicado dia 05/03/2020 por Acam Portinari

Instituições paulistas promovem diversas ações como parte da Campanha Sonhar o Mundo

A Campanha Sonhar o Mundo está em sua sexta edição e contará com diversas ações ao longo do ano. Dentre elas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, os Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo prepararam programação especial tendo como premissa o intuito da campanha, que é fomentar a reflexão em relação a questões concernentes aos direitos humanos.

CAPITAL

Casa das Rosas

Às sextas-feiras (dias 6, 13, 20 e 27) o Núcleo Teatro de Imersão apresenta “As Palavras da Nossa Casa”, às 18h30 e às 20h. Neste drama imersivo, uma famosa cantora lírica visita sua filha no casarão que ela divide com o marido. Durante a visita, mãe e filha tentam se reaproximar e resolver questões dolorosas do seu passado, enquanto os espectadores as acompanham pelos diversos cômodos da casa, sem separação entre palco e plateia. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).

Aos sábados (7, 14, 21 e 28 de março), às 10h, acontece o curso “As mulheres nas literaturas africanas de autoria feminina: entre silenciamento e transgressão”, com Issaka MainassaraBano e Providence Bampoky. A partir de obras selecionadas da literatura africana feita por mulheres, este curso analisará a personagem feminina sob a perspectiva da crítica feminista e buscará entender como ela é descrita em torno das questões que interpelam a violência, o abuso, a poligamia, a prostituição, o abandono, etc.

O “Recital Expresso Poesia: o stand-up poético” da Casa das Rosas, com Jarid Arraes e Patrícia Meira é a atração nos dias 7 e 21 de março, às 15h, servindo ao público presente doses altamente concentradas de poesia.

Criado em março de 2016, o Slam das Minas SP volta ao museu no dia 14, às 19h, para criar um espaço de voz e acolhimento para as minas, monas e manas, além de garantir uma vaga feminina para o Slam BR.

Museu da Diversidade Sexual

No sábado (dia 7), das 10h30 às 14h, acontece o “Grita Mulher”, no espaço expositivo do Museu. Diante da marcha internacional das mulheres em 2020 sob o tema “Resistimos para viver, marchamos para transformar”, serão disponibilizados materiais gráficos e discussões a partir da exposição vigente a fim de compor estratégias gráficas voltadas à elaboração de cartazes diante das lutas de mulheres LGBTI+.

O documentário curta-metragem Santaterror será lançado no dia 20 de março, às 19h. Após a exibição, haverá um debate com a performer Raíssa Vitral (Coletivo Coiote).

Museu do Futebol

No sábado (7) e no domingo (8), às 10h e às 11h, acontece a visita educativa “As Revoluções e Evoluções da Mulher no Futebol e na Sociedade”, que convida o público a refletir sobre os espaços conquistados pelas mulheres na sociedade e no futebol. No sábado (7), às 14h, a atividade “Respeita a Moça” homenageia atletas e personalidades femininas de vários esportes e testa os conhecimentos dos participantes, instigando-os a descobrir mais sobre elas. No domingo (8), às 14h, a ação “Mulheres de Ouro” desafia os conhecimentos dos visitantes sobre as conquistas das mulheres nos esportes. Também às 14h, o jogo da memória “De Frente com o Futebol Feminino” estimula o raciocínio dos jogadores que devem descobrir qual atleta seu adversário esconde. 

Nos dias 14 e 15, às 14h, os participantes da atividade “Mulheres de Expressão” conhecerão parte de uma “seleção” de mulheres que mudou o mundo ao lutar, cada uma em sua área de atuação e à sua maneira, por espaço e direitos.

“As Conquistas Delas: da Proibição ao Protagonismo das Mulheres nos Jogos Olímpicos” é o destaque em 23 de março, às 19h30. No ano em que a participação feminina será recorde nos Jogos de Tóquio, o Museu e as Dibradoras destacam a trajetória das mulheres na competição e convidam para um bate papo três atletas que defenderam o Brasil em edições olímpicas: a boxeadora Adriana Araújo, a ex-nadadora Joanna Maranhão e a jogadora Tamires Dias, a única mãe a integrar a seleção feminina de futebol.

Dia 26, às 19h, haverá o ciclo de palestras “Gestão de Carreira de Jogadoras de Futebol”, que tem o intuito de chamar a atenção para diferentes áreas que compõem a carreira e vida da jogadora e técnico para além ou em conjunto com as atividades realizadas dentro de um clube, nas áreas jurídica, financeira, contábil, psicológica e de imprensa.

Fechando a programação, no dia 28, às 10h, o Museu do Futebol abre seu auditório para o evento “Deixa Ela Torcer! Mulheres nos Estádios de Futebol”. Torcedoras, simpatizantes e amantes do esporte poderão partilhar suas vivências nas arquibancadas, compartilhando ideias e sugestões de como os estádios podem ser mais acolhedores para mulheres e famílias.

Memorial da Resistência

O “Sábado Resistente”, projeto desenvolvido em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política, terá mais uma edição no sábado (7), às 14h, no Auditório Vitae. Em tempos de autoritarismo e de retrocessos nas áreas da defesa dos direitos humanos, que atingem sobretudo as mulheres pela misoginia, falta de respeito, machismo e patriarcalismo, algumas entidades formadas essencialmente por mulheres transformam sua indignação em plataformas de luta. A ideia do evento é dar voz a representantes de alguns destes movimentos que se organizam para dar um basta à escalada reacionária e às violações continuas de seus direitos, além de promover um debate sobre as formas atuais de resistência. Com mediação de Marília Bonas, coordenadora do Memorial, o evento contará com a presença das convidadas Carmen Silva Ferreira, Karina Oliveira Morais dos Santos. Sonia Barbosa (Ara Mirim) e Renata Gonçalves.

Museu da Casa Brasileira

A Traditional Jazz Band comemora 55 anos em uma apresentação especial no palco do MCB. A festa, que também celebra o Dia Internacional da Mulher, acontece no dia 08 (domingo), às 11h, com entrada gratuita. Com 23 CDs lançados, o repertório da banda é formado por composições de grandes mestres da origem do jazz como FatsWaller, King Oliver, Louis Armstrong, JellyRollMorton bem como de alguns grandes nomes da era das “big bands” Duke Ellington, CountBasie, Benny Goodman entre outros.       

Museu Catavento

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, ao longo do dia, o Museu Catavento resgata a trajetória de sucesso da primeira investidora financeira do Brasil. Nesta data, uma contadora de histórias fará a mediação com o público, revelando histórias inspiradoras dessa grande mulher.

Casa Guilherme de Almeida

O reconhecido ensaísta e professor de literatura brasileira da USP, João Adolfo Hansen, comenta a obra da poeta Cecília Meireles, focalizando seu último livro, Solombra, de 1963 na palestra “O Contemporâneo na poesia de Cecília Meireles”, dia 11 de março, às 19h, no anexo do Museu.

A oficina “Temperos do Quintal”, dia 21, às 15h, propõe o plantio de temperos e ervas aromáticas que podem ser cultivados dentro de casa. Voltada para crianças de 2 a 3 anos, a atividade tem o intuito de integrar a família ao ambiente museológico por meio de memórias com os alimentos e plantas.            

Museu da Imigração

No mês das mulheres, o Museu da Imigração integrará a campanha Art + Feminism.A Maratona de edição “(Edit-a-thon): mulheres, arte e migração na Wikipedia” é uma das atrações em 14 de março, das 13h30 às 17h30, no Auditório e foyer do Museu. Nessa maratona, os participantes conhecerão as ferramentas de edição de artigos da Wikipedia e poderão acessar as coleções do MI que falam sobre os temas mulheres, arte e migração. Vagas limitadas e gratuitas: inscricao@museudaimigracao.org.br

Nos dias 14 e 21 de março, das 14h às 15h30, haverá a “Visita Temática Mulheres Negras”. A mediação terá como foco a presença de mulheres negras no acervo do Museu Afro Brasil. Silenciadas e por vezes esquecidas pela história oficial, neste percurso, os visitantes serão direcionados a perceber a importância e a contribuição histórica e estética de mulheres artistas, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais da história brasileira. Inscrições pelo https://forms.gle/wzLR3aVshXT5fE4D7. A recepção dos participantes ocorrerá no hall de entrada do Museu Afro Brasil.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Durante todo o mês de março, o MAS promove a ação “#5WomemArtists”. Trata-se da participação na campanha internacional por meio da postagem de tweets com a hashtag #5WomenArtists que valoriza a presença feminina no acervo e em postos de trabalho na instituição. As postagens serão alinhadas à hashtag #ObradaSemana que apresenta o acervo da instituição ao público virtual diariamente, no microblogTwitter.

INTERIOR

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Em Tupã, na sexta-feira (6), às 9h, a ação “Saberes e Fazeres Indígenas” recebe Susilene Melo e Lidiane Damaceno, moradoras da Tribo Índia Vanuíre, para um bate-papo sobre as diversas formas de ser mulher indígena no Brasil e o dia a dia nas aldeias. Nos dias 06, 13, 20 e 27, às 9h, o projeto “Cultura e Questões Indígenas em Foco” vai exibir o documentário “Mulheres Indígenas: Vozes por Direitos e Justiça”, lançado pela ONU Brasil em 2018.  O vídeo recupera alguns momentos do diálogo de mulheres indígenas e as Nações Unidas em torno de sua articulação pelos direitos humanos e em defesa de seus povos e territórios.

Museu Felícia Leirner– Auditório Cláudio Santoro

Em Campos do Jordão, a ação “Escultura Não é Coisa para Mulher” vai apresentar uma reflexão sobre o lugar da mulher na sociedade a partir da história da artista Felícia Leirner. A atividade acontece nos dias 07, 08 e 15, às 11h. No sábado (7), às 14h, os visitantes vão aprender a moldar e pintar seu próprio pavão na oficina de arte “Figureiras de Taubaté”, com Adriane Sampaio, integrante da Casa do Figureiro de Taubaté.

A oficina temática “Autorretrato Frida Kahlo” apresentará a marcante história da artista mexicana, suas obras e sua influência na sociedade. Nos dias 10 e 11, às 9h30 e às 14h30, a atividade será exclusiva para o público escolar. O público em geral poderá participar nos dias 14 e 28, às 11h e às 15h.

A palestra “Mulheres Escultoras”, mediada pela curadora e crítica de arte Marcia Falsetti, será realizada no dia 14, às 14h. A ação estabelecerá um diálogo entre a produção de algumas artistas mulheres, iniciando por Camille Claudel e passando por Maria Bonomi, Maria Martins, Lygia Pape e Felícia Leirner.

O coral das “Meninas Cantoras de Campos do Jordão” é a atração no dia 21, às 16h30. Com direção artística de Joyce Serafim, o grupo é composto por 20 meninas, com idades de 10 a 17 anos e tem repertório amplo que vai desde o Hino Nacional Brasileiro a cânones tradicionais, passando por canções do folclore africano e obras de repertório clássico, como Chiquinha Gonzaga.

Finalizando a programação, no dia 29, às 11h, haverá o “Toriba Musical apresenta Jéssica Leão”, com a soprano Jéssica Leão acompanhada pelo pianista Antonio Luiz Barker, interpretando clássicos do repertório popular internacional e árias de óperas famosas – entre elas, “Der Hölle Rache”, a celebre ‘Aria da Rainha da Noite’ da ópera A flauta mágica, de Mozart, entre outros.

Museu Casa de Portinari

Em Brodowski, no dia 9, às 19h30, os alunos do 3º ano do ensino médio participarão da Roda de Conversa “Mulheres Empreendedoras”, na E.E. Cel. José Aleixo da Silva Passos, com Adriana BononiSalvi, empresária do ramo alimentício. Os participantes terão a oportunidade de entender como é o processo de construção da mulher empreendedora, os desafios da jornada de trabalho tripla feminina, a conquista da confiança do mercado e a importância da constante atualização.

A Roda de Conversa “A Arte como agente transformador” integra a ação global #5WomenArtists, que no início da década – e agora, em seu quinto ano -, reconhece como as mulheres usam a arte para fazer mudanças e conscientizar sobre questões e tópicos relevantes em todo o mundo. Realizada no dia 11, às 19h30, participarão da conversa cinco artistas Brodowskianas que falarão como é a interação da arte no meio em que atuam.

Sonhar o Mundo

A Campanha Sonhar o Mundo tem o objetivo de articular os museus paulistas em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de propostas de formação, de comunicação e de programação cultural e educativa. Este Programa é uma realização do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos de São Paulo.


SERVIÇO

Museu da Diversidade Sexual
Endereço: Rua do Arouche, 25 (Estação República do Metrô) – República, São Paulo/SP. CEP 03026-005
Telefone: (11) 3882.8080

Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca, São Paulo/SP. CEP 03146-300
Telefone: (11) 2692-1866

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo/SP. CEP 01310-100
Telefone: (11) 3285.6986

Casa Guilherme de Almeida
Endereço: Rua Macapá, 187 – Sumaré, São Paulo/SP. CEP 01251-080
Telefone: (11) 3672.1391

Museu Catavento
Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº (Palácio das Indústrias) – Brás, São Paulo/SP. CEP 03003-060
Telefone: (11) 3246.4003

Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar, São Paulo/SP. CEP 01213-010
Telefone: (011) 3335-4990

Museu da Casa Brasileira
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, São Paulo/SP. CEP 01451-000
Telefone: (11) 3032.3727

Museu de Arte Sacra
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo/SP. CEP 01102-000
Telefone: (11) 3326.3336

Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP. CEP: 01234-060
Telefone: (11) 3664-3848

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre
Endereço: Rua Coroados, 521 – Centro, Tupã/SP. CEP 17603-000
Telefone: (14) 3491.2333

Museu Casa de Portinari
Endereço: Praça Candido Portinari, 298, Brodowski/SP. CEP 14340-000
Telefone: (16) 3664.4284

Museu Felícia Leirner | Auditório Claudio Santoro
Endereço: Avenida Doutor Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão/SP. CEP 12460-000
Telefone: (12) 3662.6000

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais