Ir para o conteúdo

Oficina gratuita do SISEM-SP chega a Santos

Publicado dia 21/09/2012 por Acam Portinari

Ministrada pela conservadora e restauradora Marlene Laky, do museu Casa Guilherme de Almeida,
a atividade será sobre preservação de acervos bibliográficos

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Casa Guilherme de Almeida e a Prefeitura de Santos, realiza no dia 25 de setembro (terça-feira),  no Complexo Cultural do Porto de Santos, a oficina gratuita “Preservação de Acervos Bibliográficos”.  A atividade abordará temas como as origens do papel e dos suportes da escrita, a história dos livros e das encadernações, a degradação dos acervos bibliográficos e a higienização.

O curso, que tem início às 9h30, será ministrado pela conservadora e restauradora Marlene Laky, do museu Casa Guilherme de Almeida. Formada em jornalismo pela PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em conservação e restauro pelo Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo), Marlene participou em 2010 de projetos de recuperação de livros avariados durante a enchente em  São Luiz do Paraitinga (SP). Também coordenou oficinas sobre o assunto na Casa Guilherme de Almeida, na Casa das Rosas e na Escola Sidartha, em São Paulo.

Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelos emails:lucaprado@portodesantos.com.br ou matabarreto@portode santos.com. br. O Complexo Cultural de Porto de Santos está localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3202-6565.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Casa Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida, museu da Secretaria de Estado da Cultura inaugurado em 1979, abriga um acervo de obras de arte e objetos que pertenceram ao poeta, tradutor e jornalista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. O museu está instalado na residência onde ele viveu de 1946 até o ano de sua morte. A Casa Guilherme de Almeida oferece ao público intensa programação cultural – organizada por seu Centro de Estudos de Tradução Literária, criado no museu em 2009 –, que inclui cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais.  Após um período fechado para reestruturação e reformas, o museu reabriu à visitação pública, em dezembro de 2010. As visitas, sempre orientadas, são realizadas de terça a domingo, das 10h às 18h.

Serviço:
Oficina “Preservação de Acervos Bibliográficos”
Data: 25/9/2012
Local: Complexo Cultural de Porto de Santos (Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº – Santos/SP)
Horário: das 9h30 às 17h
Inscrições: pelos emails  lucaprado@portodesantos.com.br ou matabarreto@portode santos.com. br
Informações: (13) 3202-6565
Entrada: gratuita
Vagas: 20

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais