Ir para o conteúdo

Oficina, homenagens ao dia do artesão e da poesia fazem parte da programação virtual do Museu Casa de Portinari

Publicado dia 17/03/2021 por Acam Portinari

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou uma semana de atividades para toda família curtir sem sair de casa.

No dia 19 de março é comemorado o dia do artesão. Por isso, na sexta-feira (19), o museu vai compartilhar nas redes sociais uma homenagem a esses artistas, por meio da Feira de Artesanato Virtual, mostrando peças dos artesãos de Brodowski. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo, pois revela costumes e características de cada região.

Além disso, no próximo sábado (20), será exibido nas redes sociais a oficina de técnica de pintura têmpera, ministrada por educadores do museu. Esse método é utilizado desde a antiguidade e teve grande destaque na arte italiana entre os séculos XIV e XV. O conteúdo é livre e não precisa de inscrição, é só acompanhar os canais da instituição.

E para comemorar o dia da poesia, no domingo (21), os canais da instituição compartilharão o poema “O menino e o povoado”, escrito por Portinari em 1958 e publicado pela primeira vez em 1962. A narração ficará por conta de Cristina Scandelari Campione.

Vale lembrar que o museu está fechado devido à regressão de todos os municípios do Estado de São Paulo para a fase emergencial do Plano São Paulo. A recomendação é a restrição total de atividades. Não há previsão de reabertura.  Como forma de continuar a disseminar a cultura, as ações educativas da instituição e também o tour virtual permanecem de forma on-line pelas redes sociais e site (@museucasadeportinari e www.museucasadeportinari.org.br).

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais