Ir para o conteúdo

OFICINA “PROJETOS EXPOGRÁFICOS” EM TAUBATÉ; INSCREVA-SE!

Publicado dia 16/10/2017 por Acam Portinari

O Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico “Monteiro Lobato”, em Taubaté, recebe, dia 31 de outubro, das 10h às 17h, a oficina “Projetos Expográficos”. A ação, gratuita, é uma parceria entre o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), órgão da Secretaria da Cultura do Estado, e a Casa Guilherme de Almeida.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas AQUI.

As etapas de produção de uma mostra – como planejamento, pesquisa, adequação de espaço, montagem, contratação de serviços e conservação de acervos – serão detalhadas no curso.

O encontro contará ainda com exercícios práticos focados na criação de projetos itinerantes, buscando soluções para que os acervos das cidades interioranas circulem por outros lugares.

A palestra será ministrada por Ivanei da Silva, museólogo formado pela UniRio e mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Ele atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e trabalha atualmente na Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas, onde é responsável pelos projetos expográficos das exposições temporárias realizadas pelas instituições.

“A atuação do SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais”, esclarece Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, instância subordinada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM).

Serviço

Oficina “Projetos Expográficos”
Local: Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico “Monteiro Lobato”
Endereço: Avenida Monteiro Lobato, s/nº, Chácara do Visconde – Taubaté
Data e hora: 31 de outubro, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Inscrições: gratuitas, AQUI
Informações: (11) 3339-8208

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais