Ir para o conteúdo

“ORIGEM DOS NOMES DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS” EM SANTO ANDRÉ

Publicado dia 30/11/2017 por Acam Portinari

Abertura ocorre dia 01 de dezembro, às 19h00, no Museu de Santo André

Depois de São Caetano do Sul, a mostra gratuita e itinerante “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas” segue viagem e chega a Santo André. A abertura será no dia 01 de dezembro, às 19h00, no Museu de Santo André. A realização é do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado, ACAM Portinari e Arquiprom, com parceria da IDBrasil e apoio da Prefeitura de Santo André.

A exposição surgiu a partir do livro de mesmo nome escrito em 2004 pelo jornalista e artista plástico Enio Squeff, em coautoria com Helder Perri Ferreira. “Desvendar a origem dos topônimos não exprime os mistérios das cidades, mas indica a poética possível da sua existência, o que inclui sua história e geografia”, argumenta Squeff – responsável pelo levantamento do nome dos 645 municípios e também curador da mostra.

“A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas” explora seis temas principais: 1) o que é um município, como ele se forma e como se nomeia; 2) os topônimos: a grande influência das línguas indígenas; 3) a fé católica – os santos de devoção que viram nomes de cidades; 4) os personagens e as homenagens; 5) o nome dos municípios; 6) e “quem nasce aqui chama como?”.

A mostra conta com 70m², distribuídos em quatro contêineres/display, especialmente projetados para receber todo conteúdo expositivo. Um dos destaques são as telas touchscreen, nas quais o público pode criar “cidades ideais” – decidindo se elas ficarão no campo ou na praia, qual será a base da economia, arquitetura, entre outras características.

Além disso, um grande painel trará uma versão digitalizada do livro de Squeff e Ferreira, com os 645 municípios paulistas catalogados com seus respectivos nomes. “A exposição conta ainda com elementos cenográficos cheios de informações curiosas sobre os municípios e reproduções de aquarelas de Enio Squeff”, explica o arquiteto Fernando Arouca, sócio da Arquiprom.

Entre as curiosidades, consta que um terço dos nomes dos municípios tem alguma influência indígena; cerca de 40 carregam o nome de alguma personalidade histórica; e 59 ostentam nomes de santos da Igreja Católica. A mostra fica em São Caetano do Sul até 24 de novembro.

SERVIÇO

“Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”
Local: Museu de Santo André
Endereço: Rua Senador Flaquer, 470
Abertura: 01 de dezembro, às 19h00
Visitação: 02 de dezembro a 09 de fevereiro de 2018, segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30, sábados, das 09h00 às 14h30.
Agendamento de excursões e turmas escolares: (11) 4427 7297

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais