• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Ouroeste recebe exposição sobre índios do Xingu

“Cores do Xingu” pode ser vista gratuitamente a partir do dia 5/8 e proporciona ao público contato com as causas indígenas por meio de fotografias e sons

A partir do dia 5 de agosto, o Centro Comunitário de Ouroeste recebe uma exposição sobre o cotidiano dos índios do norte do Mato Grosso. A mostra “Cores do Xingu”, produzida pelo Museu Índia Vanuíre (Tupã), apresenta a cultura, os ritos e as tradições dos povos daquela região. A itinerância é feita pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus, em parceria com a ACAM Portinari e a prefeitura.

As imagens foram produzidas pela fotógrafa Bárbara Avelino e têm como objetivo promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil. O público pode conhecer e viajar pelo Xingu com os painéis fotográficos e, para ficar ainda mais próxima da realidade, a exposição é complementada por trilha sonora representando sons da floresta.

A finalidade do trabalho é promover um diálogo, colocando a beleza e a realidade xinguana em evidência através da plasticidade da imagem fotográfica e audiovisual.

O público pode conferir as “Cores do Xingu” até dia 27 de agosto, no Centro Comunitário de Ouroeste (rua Judith Rocha do Nascimento, n° 1.557 – Centro), de terça à sexta, das 9h às 11h e das 13h às 16h; domingos das 13h às 16h e das 19h às 22h. O telefone para informação é (17) 3843-1677.

O Xingu

Situado ao norte do Estado de Mato Grosso, seu território abriga mais de uma dezena de etnias indígenas. É uma das regiões mais emblemáticas do país, exemplo mundial de preservação da natureza, diversidade cultural e fragilidade frente ao sistema.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br

Museu Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da Secretaria de Estado da Cultura, foi fundado em 1966 sendo instalado apenas em 1980 em um prédio construído especialmente para abrigá-lo. O acervo reúne uma das mais importantes coleções etnográficas do país com cerca de 38 mil peças que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras. Desde 2008, a gestão do museu é realizada pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, com sede em Brodowski (SP), em convênio com o Governo do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço

Exposição “Cores do Xingu”

Abertura: 4/8, às 20h

Período: de 5 a 27/8/212

Local: CCO – Centro Comunitário de Ouroeste (rua Judith Rocha do Nascimento, n° 1.557 – Centro – Ouroeste/SP)

Horário: de terça à sexta, das 9h às 11h e das 13h às 16h; domingos das 13h às 16h e das 19h às 22h

Informações: (17) 3843.1677

Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:

Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*