Ir para o conteúdo

Políticas públicas para museus é tema central de Encontro em São Paulo

Publicado dia 19/03/2014 por Acam Portinari

VII Encontro de Representantes Regionais do SISEM-SP ocorre nos dias 24 e 25/3, às 9h, na sede da Secretaria Estado da Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza, nos dias 24 e 25 de março (segunda e terça-feira), das 9h às 18h, em seu salão nobre, em São Paulo, o VII Encontro de Representantes Regionais do SISEM-SP. O evento contará com a participação dos coordenadores das 15 Regiões Administrativas (RAs) do Estado, da equipe do SISEM-SP e de profissionais da área museológica.

Na cerimônia de abertura, dia 24/3, às 9h, que contará com a participação da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, e do diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, será feita a contextualização da agenda e da dinâmica do Encontro.

No mesmo dia, na parte da tarde, a partir das 14h, acontece uma apresentação da Fundação Bienal de São Paulo, parceira do SISEM em cursos de ação educativa. Em seguida, às 16h, o público participará de uma conversa sobre o projeto “Curadoria Coletiva na RA Sorocaba”, com a equipe do grupo Homens de Saia. Para fechar o primeiro dia, será proposto um debate sobre o Edital ProAC/SISEM-SP, com Antonieta Derktigil, coordenadora da área de editais da Secretaria de Estado da Cultura.

Na terça-feira (25/3), as atividades prosseguem a partir das 9h, com uma discussão sobre os subsídios para a política estadual de museus. Às 14h, será abordado o cenário da representação regional 2014, o Encontro Paulista de Museus, o balanço e as perspectivas do trabalho dos representantes. O último tópico do evento parte de uma reflexão prévia proposta para os coordenadores das RAs sobre a representação regional, pautando os desafios e as dificuldades.

Está também confirmada a presença de importantes personalidades da área cultural para o último dia de evento, entre elas Angelica Fabbri, diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), Alessandra Labate Rosso, do Comitê Paulista do Escudo Azul, Antônio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa, Marília Bonas, diretora executiva da Associação de Amigos do Museu do Café, Daniela Alfonsi, diretora técnica do Museu do Futebol, e Adriana Mortara, vice-presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (Icom).

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Serviço:
VII Encontro de Representantes Regionais do SISEM-SP
Data: 24 e 25/3/2014 (segunda e terça-feira)
Local: Secretaria de Estado da Cultura (Rua Mauá, nº 51 – Luz, São Paulo/SP)
Horário: 9h às 18h
Informações: (11) 2627-8208

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 2627-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 2627-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais