Ir para o conteúdo

PROAC SP: EDITAL PARA MUSEUS TEM DESTINAÇÃO ESPECÍFICA PARA O INTERIOR E LITORAL DE SÃO PAULO

Publicado dia 16/07/2019 por Acam Portinari

Inscrições podem ser feitas até 16 de agosto, sem prorrogação

No mínimo 50% do valor total dos recursos disponibilizados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) Modernização de Acervos de Museus e Arquivos, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, serão destinados a museus e ou arquivos sediados fora da capital do estado. O valor total de recursos disponível para este Edital, cujas inscrições vão até o dia 16 de agosto, será de R$ 2 milhões. Os proponentes, que não podem ser pessoas físicas, estabelecerão o valor do projeto que apresentarem, que deverá ser compatível com os custos estimados, sempre respeitado o teto de R$ 200 mil. Segundo consta no Edital nº 13/2019, uma vez selecionado o projeto, os recursos serão disponibilizados de acordo com a solicitação do proponente.

“O concurso do ProAC dá oportunidade para que museus de todo o Estado se fortaleçam. São muitas as instituições que precisam de recursos e esta é uma ótima oportunidade para que as melhorias se tornem realidade”, comenta Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP).

Kaseker destaca ainda a destinação de, no mínimo, 50% do valor total dos recursos do Edital para instituições e arquivos do interior e litoral do Estado. “Esse percentual destinado a instituições que estejam fora da capital é de extrema importância porque contribui para o desenvolvimento de instituições menores e com poucos recursos.”

O edital do ProAC para museus tem por finalidade apoiar projetos que visem à modernização de acervos de museus e arquivos no Estado, podendo contemplar um ou mais dos itens a seguir:

a) Ações e estudos estratégicos (previstas no Plano Museológico) para modernização de instituição museológica ou arquivística, inclusive gestão e sustentabilidade.

b) Manutenção das ações/programações museológicas ou arquivísticas regulares: visitas guiadas, setor educativo, exposições.

c) Preservação e digitalização de acervos museológicos ou arquivísticos.

d) Atividade editorial e curatorial em instituição museológica ou arquivística.

e) Capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo museológico ou arquivístico.

f) Reaparelhamento e modernização de museus ou arquivos (infraestrutura).

g) Ações de difusão, divulgação e promoção institucional.

h) Ações para prevenção de riscos ao patrimônio museológico ou arquivístico (Implementação de Plano de Gestão de Riscos, Plano de Emergência, Plano de Segurança para Intervenções em bens imóveis, entre outros).

Mais informações e inscrições: www.proac.sp.gov.br

SERVIÇO:

ProAC Modernização de Acervos de Museus e Arquivos

Inscrições até o dia 16 de agosto

Mais informações e inscrições: www.proac.sp.gov.br

Fonte: ProAC e SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais