Ir para o conteúdo

Programação do Encontro Paulista de Museus reúne palestrantes nacionais e internacionais

Publicado dia 06/06/2013 por Acam Portinari

Evento abordará questões para o fortalecimento das instituições paulistas, da rede de atuação nas macrorregiões e das políticas públicas para área de museus

De 19 a 21 de junho, a Secretaria de Estado da Cultura realiza a 5ª edição do Encontro Paulista de Museus, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro incluirá apresentações de nomes de peso da museologia nacional e internacional. Entre os destaques está Janet Vitmayer, diretora do Horniman Museum and Gardens e do Arts Council England, de Londres.

Os temas para o primeiro dia, 19 de junho (quarta-feira), abordam as políticas públicas para museus e o engajamento das instituições museológicas em suas comunidades. Na abertura, o secretário de Cultura, Marcelo Mattos Araujo, abordará a consolidação da Política Estadual de Museus.

“O setor museológico vive um momento privilegiado no Estado de São Paulo, com a consolidação de um trabalho de fortalecimento institucional, centrado em torno de parcerias entre Estado, Municípios, organizações sociais e outras instituições da sociedade civil organizada. Estas parcerias, que são um dos focos deste evento, são fundamentais para a efetividade de uma política que proporcione qualidade cada vez maior aos serviços prestados pelos museus à população”, afirma o secretário.

Na quinta-feira (20/6), as apresentações institucionais do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e do Conselho de Orientação do SISEM-SP estão na pauta do evento, além de reuniões das macrorregiões e temáticas. No mesmo dia, haverá informes sobre a Conferência Internacional do ICOM, que acontece no Rio de Janeiro em agosto próximo.

O último dia (21/6) terá início com uma palestra sobre segurança do patrimônio museológico, com Alessandra Labate Rosso, do Comitê Paulista do Escudo Azul. Em seguida, Adriana Mortara, coordenadora do Ceca – Brasil, e Marina Toledo, coordenadora do Centro de Referência de Educação em Museus (Museu da Língua Portuguesa), abordarão projetos de educação em museus. Para fechar, na plenária de encerramento serão expostos os resultados das discussões das macrorregiões e das reuniões temáticas, além do debate e votação sobre a periodicidade do Encontro Paulista de Museus.

“O momento atual da área museológica estadual é de aprofundamento das discussões específicas pertinentes aos perfis das instituições e também o entrosamento regional, buscando o fortalecimento e o apoio mútuo dos museus paulistas”, acrescenta a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta.

A programação completa do 5º Encontro Paulista de Museus está disponível na página do evento na internet. Acompanhe também outras informações nas redes sociais Facebook eTwitter.

Serviço:

5º Encontro Paulista de Museus

  • Período: de 19 a 21/6/2013
  • Local: Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina São Paulo (av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda)
  • Informações: (11) 2627-8111
  • Inscrições: www.encontropaulistademuseus.org.br
  • Adesão: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais