Ir para o conteúdo

PROGRAMAÇÃO DO EPMI OESTE TRAZ PAINÉIS E OFICINAS GRATUITAS SOBRE O UNIVERSO DOS MUSEUS

Publicado dia 24/07/2019 por Acam Portinari

Agenda do primeiro dia do evento contará com apresentação de painéis sobre “Infraestrutura e segurança” e “Gestão e governança”

O Encontro Paulista de Museus itinerante (EPMi) Oeste, promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari, Organização Social de Cultura, nos dias 28 e 29 de agosto, no SESC Bauru, traz uma programação variada, que aborda questões atuais e com foco na realidade local das instituições da macrorregião.

Conferências, mesas de conversa e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento, que está com inscrições a partir de 29 de julho, pela plataforma ADA https://cem.sisemsp.org.br/.

O supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade de São Paulo, Maurício Rafael, abre a agenda do primeiro dia com uma conferência sobre gestão museológica. Em seguida, serão apresentados dois painéis. O primeiro é “Infraestrutura e segurança”, com mediação de Fábio Grossi dos Santos (representante regional do SISEM-SP) e participação de Alex Sanches Gimenez (Museu Ferroviário Regional de Bauru) e Luiza Barbosa (Pinacoteca de Bauru). O painel “Gestão e governança” será mediado por Vanessa Martins Dias (representante regional do SISEM-SP), com participação de Luana Gonçalves Viera da Silva (plano museológico do Museu Municipal de Descalvado), Jade Luiza de Sales de Maia (projeto de ação educativa relacionando o acervo do Museu de Arte Primitiva de Descalvado e o fundo de arquivo presente no Centro de Documentação da Unesp Assis) e Nilceu Bernardo (Museu Alexandre Chitto, de Lençóis Paulista).

Oficinas

O segundo e último dia do EPMi Oeste é inteiramente dedicado a três oficinas gratuitas, todas das 9h30 às 17h.

“Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasis (Fundação Energia e Saneamento), busca apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreendendo os diferentes tipos de ações que são realizadas e o planejamento necessário para que ocorram de forma correta e segura.

A oficina “CEM-SP: gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Ávila e Michael Argento (ambos da equipe ACAM Portinari”, apresentará o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, tendo como ênfase os itens que dizem respeito, diretamente, à segurança dos acervos.

O consultor André Fonseca comandará a atividade “O design de experiência como estratégia de aproximação dos públicos”, criada a partir de um cenário em que a era digital vem alterando significativamente os modos de desenvolvimento de uma ação cultural e os comportamentos e hábitos dos públicos, cada vez menos espectadores e mais cocriadores. Dentro desse cenário, a questão da “experiência” torna-se fundamental para se pensar a comunicação e as relações com o público.

Cada uma das oficias oferece 30 vagas e a inscrição no EPMi Oeste não garante automaticamente a vaga nas oficinas, que têm inscrições distintas. Confira a programação completa no link https://sisemsp.org.br/programacao-2/, acesse a plataforma ADA e escolha apenas uma das oficinas oferecidas. O preenchimento das vagas é feito por ordem de inscrição e após o encerramento do prazo, o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua participação.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Oeste (EPMi Oeste)
Quando: 28 e 29 de agosto
Onde: SESC Bauru
Endereço: Avenida Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia – Bauru/SP Inscrições gratuitas: a partir do dia 29 de julho, no www.cem.sisemsp.org.br

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais