Ir para o conteúdo

Reeducandos do CPP de Jardinópolis recebem exposição de arte do Museu Casa de Portinari

Publicado dia 18/02/2019 por Acam Portinari

“Coleção Crônicas de Brodowski” fica em cartaz em fevereiro e faz parte da Jornada da Cidadania na unidade prisional

A partir da próxima segunda-feira (18/2), o Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis será palco da exposição “Coleção Crônicas de Brodowski”, com o objetivo de levar arte e cultura aos reeducandos da unidade. A mostra, promovida pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, reúne obras de 29 artistas da cidade.

A iniciativa acontece em parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap e é parte da programação da Jornada da Cidadania, atividade desenvolvida pela Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo. Os trabalhos ficarão expostos em fevereiro, disponíveis para toda a população da unidade. Podem ser vistos também anos finais de semana, estendendo assim o atendimento aos familiares e visitantes.

Os trabalhos têm como tema central uma homenagem aos 100 anos de Brodowski, além de explorar a relação entre o artista e a sua terra natal, vínculo presente e significativo nas obras de Candido Portinari, célebre pintor brasileiro.

Sobre o Museu Casa de Portinari

Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski (SP), o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Organização Social de Cultura, com sede em Brodowski, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. O acervo artístico da instituição constitui-se, principalmente, por trabalhos feitos em pintura mural, nas paredes do imóvel. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó. Em maio de 2014, o Museu foi reaberto ao público        depois de um completo e minucioso restauro que durou cerca de dois anos, com nova expografia e a descoberta de um afresco inédito.

Sobre a Funap

A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, instituída pelo Governo do Estado de São Paulo, é vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária que conta, atualmente, com 171 estabelecimentos penais.

Tem por missão institucional planejar, desenvolver e avaliar, no âmbito estadual, programas sociais nas áreas da assistência jurídica, da educação, da cultura, da capacitação profissional e do trabalho para as pessoas que se encontrem privadas de liberdade, desenvolvendo, assim, seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais e contribuindo para a inclusão social dos mesmos.

Serviço:

Coleção Crônicas de Brodowski

Período: de 18 a 28 de fevereiro

Local: Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis (Rodovia Cândido Portinari – Km 323, s/n – Zona Rural – Jardinópolis/SP)

Atendimento à imprensa:

Museu Casa de Portinari / ACAM Portinari

Pixxis

André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299

andrerezende@pixxis.com.br

Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823

ingrid@pixxis.com.br

Felipe Teruel – (16) 9.8136.8163

felipeteruel@pixxis.com.br

(11) 2626.0286 / (16) 3941.1010

www.pixxis.com.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais