Ir para o conteúdo

Registro sedia mostra em comemoração ao centenário de Tomie Ohtake

Publicado dia 17/10/2013 por Acam Portinari

A exposição apresenta 8 esculturas inéditas, produzidas em 2013, além de uma escultura de 1996 com quase 7 metros de altura; Uma das obras da artista será doada ao município de Registro

Em celebração ao centenário de Tomie Ohtake (21 de novembro), a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o Instituto Tomie Ohtake e a Prefeitura de Registro, realiza, a partir de 24 de outubro (quinta-feira), a exposição “Tomie Ohtake – Gestos Escultóricos”.

A montagem ficará em cartaz na sede da Associação Cultural Nipo-brasileira. Com estruturas tubulares, a mostra apresenta oito esculturas inéditas, produzidas em 2013, e outra feita de 1996, com aproximadamente sete metros de extensão.

Concebidas nos últimos três meses, as novas obras são como desenhos feitos no ar, que permitem ao espectador uma leitura viva, a partir de diferentes ângulos da visão. Não devem ser vistas de maneira estática, mas sim, rodeando cada peça e formando uma dinâmica, em que as linhas sobem e descem, vão para frente e para trás, curvam-se e inclinam-se mais e menos, e, por vezes,  tocam o chão.

Aberta à comunidade a partir de 24 de outubro, a exposição é gratuita e pode ser visitada até 23 de novembro (sábado), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h às 17h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h30. A Associação Cultural Nipo-brasileira – Bunkyo está localizada Rua Nakatsugawa, nº 165, no Centro. Outras informações pelo telefone (13) 3822-4144 ou no site www.sisemsp.org.br


Doação

Como marco do centenário, artista e o Instituto Tomie Ohtake presentearão o município de Registro com uma obra. A peça irá compor o acervo do Memorial da Imigração Japonesa, gerido pela Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo).

O termo de concessão será assinado pelo filho da artista Ricardo Ohtake e o prefeito Gilson Fantin, na cerimônia de abertura da mostra, no dia 23 de outubro (quarta-feira), às 20h.

Também estarão presentes a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria do Estado da Cultura, Renata Motta, e o diretor do SISEM-SP, Davidson Panis Kaseker.

A artista

Em plena atividade, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Nascida em Kyoto, no Japão, em 1913, e adotou o Brasil como pátria desde 1936 e somente no final da década de 1950, após dedicar-se principalmente à sua família, iniciou seu trabalho com a  pintura que, no princípio, era figurativa e foi sofrendo mudanças até achar seu caminho na abstração.

Desde então participou de salões de arte e passou a realizar exposições individuais e coletivas em diversos museus e galerias no Brasil e no exterior, destacando-se em eventos como a 36ª Bienal de Veneza (1972) e a Bienal Internacional de São Paulo em várias edições. Além da pintura, a produção da artista envolve serigrafia, litografia, gravura em metal e escultura.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:

Exposição “Tomie Ohtake – Gestos Escultóricos”
Local: Associação Cultural Nipo-brasileira – Bunkyo (Rua Nakatsugawa, nº 165, Centro – Registro/SP)
Informações: (13) 3822-4492
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; sábado 8h30 as 12h30
Entrada: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais