Ir para o conteúdo

Relações dos museus com as comunidades é o tema central do 7º Encontro Paulista de Museus

Publicado dia 03/06/2015 por Acam Portinari

‘Museu: Fórum das Comunidades’ é o tema que dá o tom às programações, palestras e conferências do evento gratuito que acontece de 24 a 26 de junho, em São Paulo

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), realiza, de 24 a 26 de junho, na capital paulista, o 7º Encontro Paulista de Museus.  Nesta edição o tema será “Museus: Fórum das Comunidades”, que será abordado em conferências, palestras, debates e painéis apresentados e mediados por grandes nomes da museologia paulista, brasileira e mundial.

Pela primeira vez, o Encontro será desenvolvido em cinco locais diferentes. No primeiro dia (24/6), no Palácio dos Bandeirantes, além da palestrante convidada Jean Franczyk, do Science Museum, de Londres (Reino Unido), serão lançadas publicações, exibidos projetos de museus paulistas selecionados e realizados dois painéis de debates: “As Memórias das Cidades: museus, territórios e públicos” e “Territórios e Públicos: o desafio dos museus”.

O segundo dia (25/6) começa com a divisão dos participantes em quatro eixos de discussão. No Museu da Imigração serão discutidos os processos de curadoria colaborativa em museus. Já no Parque do Ibirapuera, no Museu Afro Brasil, o assunto é territórios e públicos; no Museu de Arte Moderna os participantes terão contato com iniciativas de educação em museus e acessibilidade cultural e no auditório da Bienal vão ser discutidos dois temas: A cidade, gestão e sustentabilidade em museus, pela manhã, e à tarde Museus e os movimentos sociais.

Pra fechar a programação (26/6), no auditório da Bienal, será apresentada proposta para o Cadastro Estadual de Museus, uma importante ferramenta que norteará as ações técnicas e de apoio institucional realizadas pelo SISEM-SP.

O Encontro Paulista de Museus tem como proposta a ampla discussão e difusão de informações que agreguem valor à gestão dos museus paulistas. Além das palestras com conceituados especialistas da área, o público poderá ter contato com fornecedores para a área de museus. Assim como em outros anos, o 7º EPM contará com a presença de expositores que oferecem serviços e produtos para a área museológica.

As informações completas sobre o 7º Encontro Paulista de Museus estão disponíveis nos sites www.encontropaulistademuseus.org.br | www.sisemsp.org.br.

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais