Ir para o conteúdo

REPRESENTAÇÕES REGIONAIS DO SISEM-SP DEBATEM CADASTRO ESTADUAL DE MUSEUS

Publicado dia 23/02/2018 por Acam Portinari

Presidente Prudente, Garça, Campinas, Sorocaba, Bauru e Campos do Jordão sediam reuniões e palestras sobre o assunto; demandas regionais também serão debatidas

Articulado em 16 Representações Regionais que atuam nas respectivas Regiões Administrativas (RAs), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado, mobiliza os museus de todo o Estado de São Paulo, cumprindo determinação de compartilhar e debater os objetivos estratégicos, discutir pautas conjuntas e encontrar soluções pertinentes ao contexto de cada uma delas. Em 2018, os trabalhos já foram retomados, com encontros regionais pautados para debater diversas frentes, mas convergentes a um assunto em comum: o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

“Dentre as missões do SISEM-SP está a coordenação e implementação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento e valorização dos museus paulistas – determinação que cumprimos, dentre outras maneiras, por meio de nossas RRs”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Segundo ele, desde que foi aberto a todas as instituições museológicas paulistas, em junho do ano passado, o CEM-SP tem se consolidado como uma ferramenta de qualificação dos museus – e vem recebendo, progressivamente, mais adesões. “Além de estabelecer critérios para a qualificação dos museus, é com base nas informações do cadastro que serão estabelecidas políticas públicas para o setor, incluindo o repasse de verbas via leis de incentivo, entre outros benefícios.”

Encontros já realizados

As primeiras RRs que se reuniram este ano foram as de Sorocaba e Itapeva, que, em 29 de janeiro, promoveram, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, o “I Encontro de Capacitação para o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). Desde o fim do ano passado, tendo como exemplo a RA Campinas, os representantes regionais do SISEM-SP agendaram reuniões mensais de capacitação sobre as demandas necessárias à adesão ao cadastro.

“Contamos com a presença de um ótimo público, inclusive de instituições de outras RAs, que vieram aprender mais sobre a legislação e documentação necessárias para a realização do CEM-SP”, apontou Rafael Barbi, representante regional do SISEM-SP em Sorocaba.

Já em 7 de fevereiro, o diretor do Grupo Técnico do SISEM-SP participou, na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Mogi das Cruzes, de encontro com secretários municipais de Cultura da região. Além da discussão de assuntos importantes para a região – como a criação de uma sub-região vinculada à Região Metropolitana de São Paulo do SISEM-SP, o CEM-SP também foi apresentado aos dirigentes culturais do Alto Tietê.

“Entre outros assuntos, discutiu-se a possibilidade da contratação de um museólogo para prestar assessoria técnica aos museus da região, em caráter permanente; e também a realização de exposições itinerantes pelas cidades da região”, revela Kaseker.

CEM-SP é apresentado a secretários municipais de Cultura da região do Alto Tietê, na sede do Condemat
Davidson Kaseker (último à direita), apresenta CEM-SP em reunião do Condemat, dia 7 de fevereiro

Reuniões por vir

Até o fim do mês, já são seis os encontros marcados pelas RRs do SISEM-SP para esclarecimentos sobre o Cadastro Estadual de Museus e demais pendências de cada regional.

O primeiro deles acontece em 20 de fevereiro, às 14h30, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, com atenção principal aos esclarecimentos sobre o CEM-SP. No dia seguinte, também às 14h30, ocorre nova reunião, desta vez na Biblioteca Municipal, em Garça, com debates sobre demandas regionais e, novamente, explicações sobre o cadastro.

No dia 23 de fevereiro, a partir das 9h00, os integrantes da RA Campinas reúnem-se no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba, para os primeiros acertos e deliberações do ano.

Já no dia 26 do mesmo mês, serão dois encontros. A RA Sorocaba volta a reunir-se, às 10h00, desta vez na Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires, em Porto Feliz, para tratar de pautas sobre questões de fomento e financiamento de museus e, em Bauru, representantes da região encontram-se às 10h00, na Pinacoteca Municipal, para tratativas sobre o CEM-SP e assuntos locais.

Por fim, em 27 de fevereiro, a partir das 10h00, a RR de São José dos Campos organiza, no Museu Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão, o I Encontro Regional de 2018. Pela manhã, haverá visita técnica ao museu; às 13h30, além do CEM-SP, serão debatidos o Encontro Paulista de Museus (que, em junho, completa 10 anos); além da palestra “Parceria entre poder público e ONGs”, ministrada pela especialista em Direito Administrativo, Kátia Catalano.

COSISEM-SP

Em fevereiro, também foi realizada a primeira reunião do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP). Na manhã do dia 8, os conselheiros reuniram-se para receberem treinamento sobre o uso da plataforma do cadastro, e no período da tarde, participaram de sessão ordinária em que emitiram pareceres e deliberações a instituições que já preencheram o CEM-SP.

Este ano, o conselho irá se reunir a cada dois meses – com próximo encontro, assim, programado para abril. Além de debates em torno da adesão das instituições museológicas ao CEM-SP, o COSISEM-SP também discute premissas e diretrizes da política cultural para o setor em todo Estado.

COSISEM-SP reuniu-se dia 8 de fevereiro para emissão de pareceres e deliberações sobre o CEM-SP
Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) em foco na primeira reunião do COSISEM-SP

SERVIÇO

Reuniões das Regiões Administrativas do SISEM-SP

RA Presidente Prudente
Onde: Centro Cultural Matarazzo
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes – Pres. Prudente
Quando: 20 de fevereiro, às 14h30

RA Marília
Onde: Biblioteca Municipal de Garça
Endereço: Avenida Dr. Rafael Paes de Barros, 522, Vila Williams – Garça
Quando: 21 de fevereiro, às 14h30

RA Campinas
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Endereço: Rua Santo Antônio, 641, Centro – Piracicaba
Quando: 23 de fevereiro, às 9h00

RA Sorocaba
Onde: Casa da Cultura Dona Narcisa Stettener Pires
Endereço: Rua Tristão Pires, 123, Centro – Porto Feliz
Quando: 26 de fevereiro, às 10h00

RA Bauru
Onde: Pinacoteca Municipal de Bauru
Endereço: Rua Antônio Alves, 9-10, Centro – Bauru
Quando: 26 de fevereiro, às 10h00

RA São José dos Campos
Onde: Museu Casa da Xilogravura
Endereço: Avenida Eduardo Moreira da Cruz, 295, Jardim Jaguaribe – Campos do Jordão
Quando: 27 de fevereiro, às 10h00 (visita técnica); e 13h30 (debates e palestras)

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais