Ir para o conteúdo

Ribeirão Preto e Itapeva sediam curso gratuito para profissionais de museus

Publicado dia 23/07/2012 por Acam Portinari

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura, a atividade tem como  objetivo qualificar equipes do interior para projetos em instituições museológicas

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari, promove um curso de capacitação para profissionais de museus que tem como proposta qualificar equipes do interior do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projetos em instituições culturais.  Com o objetivo de ampliar a participação de integrantes da comunidade museológica do interior do Estado, a ação será desenvolvida, neste segundo semestre, nos municípios de Itapeva e Ribeirão Preto.

Esta é 4ª edição do curso que, desta vez, apresenta carga horária de 81 horas, com módulos de curadoria, expografia e montagem, além do módulo inédito de conservação preventiva e  conteúdo reforçado de elaboração de projetos. As aulas serão desenvolvidas ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro.

De acordo com a diretora do SISEM-SP, Renata Motta, o curso tem sido uma experiência importante para o desenvolvimento da área, principalmente no interior. “Com a atividade, a Secretaria de Estado da Cultura tem investido na capacitação de profissionais qualificados para elaboração de projetos, visando à participação de museus paulistas em editais de apoio à cultura e nas leis de incentivos. O objetivo é estimular o desenvolvimento de projetos de exposições, além de conservação, catalogação e salvaguarda dos acervos”.

Em Ribeirão Preto, os primeiros módulos da atividade ocorrem de 13 a 15 de agosto, no Centro Cultural Palace. As vagas favorecem o público da região noroeste paulista.

Já em Itapeva, a etapa será de 27 a 29 de agosto, na Sala Verde do Centro de Educação Ambiental Avelino Comeirão Peixe Filho. A cidade foi escolhida por facilitar o ingresso de profissionais da região administrativa de Registro e sul da de Sorocaba.

As inscrições podem ser feitas no portal eletrônico do SISEM. Basta acessar a página e clicar em “Ações” e depois em “Curso de capacitação”. Com adesão gratuita, foram disponibilizadas 40 vagas para cada município. Mais informações pelo telefone (11) 2627-8208 ou e-mail sisem@sp.gov.br.

Serviço:
Ribeirão Preto
Data dos primeiros módulos: de 13 a 15/8/2012
Local: Centro Cultural Palace (Rua Duque de Caxias, nº 322 – Setor Central – Ribeirão Preto/SP)

Itapeva
Data dos primeiros módulos: de 27 a 29/8/2012
Local: Sala Verde do Centro de Educação Ambiental Avelino Comeirão Peixe Filho (Av. Higino Marques, nº 193, Centro – Itapeva/SP)

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais