Ir para o conteúdo

RODA DE CONVERSA: SISEM-SP DISPONIBILIZA FALA DE MARIA IGNEZ MANTOVANI SOBRE O FUTURO DOS MHPS

Publicado dia 01/07/2021 por Acam Portinari

Artigo publicado no site do SISEM-SP apresenta os resultados da pesquisa aplicada junto ao público participante sobre o perfil dos MHPs

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, disponibilizou em seu canal no Youtube o vídeo da participação da museóloga Maria Ignez Mantovani Franco, na Roda de Conversa Museus Históricos e Pedagógicos – O futuro das instituições de pequeno e médio portes do interior paulista.

Realizado em abril, o encontro virtual reuniu responsáveis diretos pela gestão de instituições nascidas na Rede de Museus Históricos e Pedagógicos de São Paulo, com o objetivo de reativar sua articulação enquanto rede.

“Em virtude de sua importante contribuição durante a roda de conversa, disponibilizamos o trecho em que a museóloga participa para que os profissionais que não puderam participar do encontro tenham acesso às ideias discutidas por ela”, comenta Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

O encontro contou com 66 participantes, sendo 37 profissionais de Museus Históricos e Pedagógicos. Ao todo, 24 MHPs foram representados, o que corresponde a 53% das instituições consideradas ativas pelo SISEM-SP, que organizou a roda de conversa em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari, sob a curadoria de Joselaine Tojo e Ana Carolina Xavier Ávila.

Na ocasião, foram discutidos um novo perfil para as instituições e a coleta de dados atualizados sobre as mesmas, visando a fornecer subsídios ao SISEM-SP para o desenvolvimento de ações que supram, de fato, as novas necessidades desses museus. O evento foi contemplado com a participação de representantes de 36 municípios paulistas.

Pesquisa

Durante o evento, foi aplicada junto aos participantes uma pesquisa sobre os MHPs com o objetivo de levantar dados sobre as instituições. O resultado consta no artigo Trabalhando o passado na dinâmica do presente: o futuro dos Museus Históricos e Pedagógicos.

O texto traz informações gerais atualizadas sobre os Museus Históricos e Pedagógicos, seu processo de municipalização e novas perspectivas de atuação para estas instituições, tomando como base, para além das discussões promovidas ao longo da Roda de Conversa, os dados coletados por meio das respostas dos profissionais que atuam profissionalmente na rede de museus.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais