• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

São Caetano do Sul sedia workshop do SISEM-SP e do Museu de Arte Sacra

O Sistema Estadual de Museu do Estado (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu de Arte Sacra e a Prefeitura de São Caetano do Sul, promove no dia 28 de novembro (quinta-feira), das 10h às 17h, no Museu Histórico e Municipal, o workshop “Conservação Preventiva, Higienização e Acondicionamento”.

Com participação gratuita, a atividade será ministrada pela museóloga Ana Silvia Bloise, com introdução teórica e iniciação prática de limpeza, conservação e acondicionamento de obras.

Segundo Elizabeth Amaral Amando de Barros, em contato com instituições participantes do Projeto de Inventário Paulista de Acervos Museológicos de Arte Sacra, foram identificadas necessidades estruturais de conservação, higienização e acondicionamento.

“As obras sacras, em suas diversas tipologias, têm especificidades de conservação que precisam ser conhecidas e orientadas”, explica Elizabeth, museóloga do Museu de Arte Sacra de São Paulo responsável pelo projeto.

Para a palestra, serão disponibilizadas 15 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail museu@fpm.org.br ou telefone (11) 4229-1988. O Museu Histórico e Municipal está localizado na Rua Maximiliano Lorenzine, nº 22. Outras informações no site www.sisemsp.or.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 28 de junho de 1970. A partir desta data, o museu passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 2000, está exposto o acervo de presépios doado à instituição por Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que também se mantém até hoje.

Serviço:
Workshop
Conservação Preventiva, Higienização e Acondicionamento”
Data:
28/11/2013
Local:
Museu Histórico e Municipal está localizado na Rua Maximiliano Lorenzine, nº 22 – São Caetano do Sul/SP)
Horário:
das 10h às 17h
Inscrições: e-mail museu@fpm.org.br ou telefone (11) 4229-1988
Vagas: 15

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*