São Carlos sedia oficina de educação patrimonial

Publicado dia 17/06/2013 por Acam Portinari

O orientador Bob Borges abordará o papel das instituições museológicas no desenvolvimento da educação patrimonial

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de São Carlos, promove nos dias 24 e 25 de junho (segunda e terça), naFundação Pró Memória de São Carlos – Auditório Octávio Damiano, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, uma oficina gratuita de educação patrimonial.

A ação “O Papel dos Museus no Desenvolvimento da Educação Patrimonial” será ministrada porBob Borges, que abordará o trabalho das instituições museológicas no desenvolvimento da educação patrimonial, intra e extramuros. No primeiro dia de atividades, a ação abordará a construção coletiva e local do conceito de educação patrimonial, como ela está inserida no cotidiano real de cada instituição e a proposta poética de conscientização de sua importância.

Em seu segundo dia de programa, Borges abordará proposta de integração artística e educativa, os fundamentos, ferramentas e avaliação de uma ação educativa, a utilização das novas mídias para diminuir as distâncias entre parceiros, os benefícios do trabalho em conjunto e possibilidades reais para a captação de recursos.

Bob Borges possui bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela Unimesp e FPA. Atuou em diversas instituições museológicas e expositivas da cidade de São Paulo como MAB-Faap, OCA e Sesc.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail:sisem@sp.gov.br. A Fundação Pró Memória de São Carlos – Auditório Octávio Damiano está localizada na Praça Antonio Prado, s/nº. Mais informações por telefone (16) 3373-2700 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM)  da Secretaria de Estado da Cultura e atualmente reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, estão as realizações de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu de Esculturas Felícia Leirner (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski (SP), tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:

Oficina “O Papel dos Museus no Desenvolvimento da Educação Patrimonial” em São Carlos

  • Data: 24 e 25/6/2013
  • Local: Fundação Pró Memória de São Carlos – Auditório Octávio Damiano (Praça Antonio Prado, s/nº – São Carlos/SP)
  • Horário: das 9h às 12h; das 13h30 às 17h
  • Informações: (16) 3373-2700
  • Inscrições: sisem@sp.gov.br
  • Adesão: gratuita

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais