Ir para o conteúdo

Secretaria de Estado da Cultura realiza a 35ª Semana de Portinari em Brodowski

Publicado dia 06/08/2010 por Acam Portinari

De 14 a 22 de agosto, crianças e adultos da região terão acesso a uma programação cultural inédita na esplanada do Museu Casa de Portinari e em outros pontos da cidade, com palhaçaria, exposições de arte e oficinas; selo comemorativo do evento será lançado em parceria com os Correios

Para comemorar o 97º aniversário de Brodowski (22/8) e homenagear um dos principais pintores nacionais, Candido Portinari, o Museu Casa de Portinari realiza de 14 a 22 de agosto a 35ª Semana de Portinari. Entre os destaques deste ano na programação da instituição, pertencente ao governo do Estado e administrada em convênio com a ACAM Portinari, estão palhaçaria, oficinas culturais que vão da percussão à construção de marionetes e a atração inédita “Quadro Vivo”.

A tradicional Semana de Portinari reúne diferentes atividades culturais gratuitas para pessoas de todas as idades, além de sediar a VI Piazza Della Nonna, festa típica de culinária e música italianas, a partir do dia 19 de agosto. Na abertura da Semana, no dia 14 (sábado), o público presenciará o lançamento do selo comemorativo do evento com a imagem da fachada do museu, feito em parceria com os Correios, e o show do grupo “Choro das Três”, promovido pela Prefeitura de Brodowski.

Ainda no fim de semana (14 e 15/8), o espetáculo de palhaçaria irá encantar crianças e adultos com tecido acrobático, paradas ornamentais, acrobacia de solo, malabares e perna de pau, além das trapalhadas, equívocos e a bagunça dos palhaços da trupe Os Profiçççionais. Nas oficinas culturais, dez modalidades artísticas diferentes estarão à disposição das crianças, entre elas pintura, dobradura, karaokê, percussão, teatro e circo. Na atração “Quadro Vivo”, a obra de Portinari sai das telas, por meio de uma estátua viva que irá interagir com o público e recitar poemas relacionados ao pintor.

Dança e teatro

Espetáculos de dança e teatro também poderão ser vistos na 35ª Semana de Portinari. No dia 15 (domingo), a população poderá conferir a apresentação do grupo Cia. de Dança Corpo e Movimento, de Viradouro (SP), com coreografias variadas, de danças acrobáticas até os balés clássico e aéreo. No dia 16 (segunda-feira), a companhia New Dance, de Brodowski, e as bailarinas do grupo Alba, de Ribeirão Preto, exibem 17 coreografias na esplanada do museu. As crianças do projeto Arco Íris (projeto socioeducativo que atende mais de 150 crianças carentes de 6 a 14 anos) apresentam diferentes estilos de dança de 17 a 20 de agosto.

Nas apresentações teatrais, o público poderá ver no dia 17 de agosto (terça) a peça Maldição do Vale Negro, ganhadora do Prêmio Molière para dramaturgia nacional em 1988, que comprova que nada pode ser mais engraçado que um dramalhão levado às últimas conseqüências, como em uma paródia do melodrama clássico. O encanto do picadeiro retorna à programação na apresentação de mágica e marionetes no sábado (21/8).

Exposições

Além da tradicional Pintura Mural, em que artistas da cidade e região vão customizar um muro inspirados em um mesmo tema, Brodowski, o público poderá conferir duas exposições de 14 a 22 de agosto, a Coletiva de Artes Plásticas e a Art em Miniatura.

No Salão da Velha Guarda, a Coletiva é uma oportunidade para cerca de 150 artistas de diferentes pontos do país mostrarem seus quadros, esculturas e instalações inéditas, na terra onde Portinari buscava inspiração para sua palheta.

No Salão Quatro Estações, a mostra Art em Miniatura disponibilizará ao público uma viagem pelo tempo e por culturas distantes, por meio de reproduções de ambientes em miniatura. Ao final do evento, os trabalhos das exposições serão avaliados por uma comissão vinda da capital e pelos visitantes. O ganhador de cada categoria será premiado no dia 22 de agosto no Museu Casa de Portinari.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais