• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

Semana com Artes é destaque na programação on-line do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Entre 10 e 15 de agosto, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari – promovem uma agenda especial para celebrar o Dia Nacional das Artes (12/8): a Semana com Artes.  Serão apresentados artistas que já passaram pelos equipamentos culturais e demonstram as multiplicidades artísticas brasileiras por meio de performances musicais, teatrais, dança e contação de história.

Para começar, a segunda-feira (10) será para relembrar a terceira edição do Ateliê Internacional da São Paulo Companhia de Dança, que aconteceu em 2017. O evento propôs a vivência técnica a bailarinos pré-profissionais e profissionais na área de dança e no desenvolvimento da presença de palco e interação do público em espetáculos. Durante cinco dias, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a aulas abertas de balé clássico, dança contemporânea e jazz, e, ainda acompanhar dos processos coreográficos, que culminaram em um espetáculo no último dia do evento..

Em 11 de agosto, será a vez de conferir o trabalho do Coletivo Tralha de arte contemporânea. Com a ação “Jogos de Armar”, o grupo faz uma reflexão sobre locais e suas relações e propõe uma percepção particular e imaginativa, estabelecendo relações entre palavras, imagens, lugar e público. Durante o período em que esteve em exibição no Museu e Auditório, em 2016, o Coletivo propôs quatro atividades volantes: encaixes, colagem, invólucros e caça-palavras.

A dança contemporânea será o tema da programação de quarta-feira (12). O espetáculo “Felícia”, que compôs a agenda de comemoração dos 40 anos da inauguração do Museu Felícia Leirner e do Auditório Claudio Santoro, em 2019, foi produzido pelo grupo OlhArte e dirigido por Eliane Humberg. Inédita, a apresentação foi desenvolvida a partir do estudo de movimentos das esculturas da artista Felícia Leirner, aliada aos acordes das composições do maestro Claudio Santoro. 

Quinta-feira será para assistir a um trecho do teatro musical “Uma Luz Cor de Luar”, sucesso de público e crítica em 2013/2014. Com produção da Fundação Lia Maria Aguiar, a ação reuniu grandes nomes da dramaturgia brasileira e jovens talentos da companhia. A história é sobre um menino pescador que após sofrer um acidente em alto mar fica encurralado em uma ilha de pássaros governada pela cruel rainha Harpia. Neste lugar desconhecido, ele vive uma aventura que muda a sua vida para sempre.

Para reverenciar a arte, a tradição, a cultura e os artistas populares brasileiros, a Encantoria apresenta “Homenagem ao Boi de Pindaré”. Antiga tradição brasileira, no estado do Maranhão, todos os anos o povo se mobiliza numa grande festa para o santo de devoção: São João. Nesta edição, os bois não puderam sair às ruas devido à pandemia, mas as homenagens não deixaram de acontecer. Na Semana com Artes, Museu e Auditório compartilham a adaptação feita em vídeo e canto pelo grupo Cia CRIOT.

No mesmo dia, a história ‘Maria Vai com as Outras’ mostra que a inclusão pode participar do fazer artístico. A contação da história será em português e em libras, pelo Grupo Êba (@grupo_eba) que promove e estuda a cultura popular da infância e a surda, proporcionando um novo tipo de encontro entre artes.

Finalizando a programação, Museu e Auditório homenageiam a música erudita, relembrando o concerto da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, que esteve na Série Museu com Orquestra, em abril de 2014. O espetáculo foi conduzido pelo diretor artístico e regente titular Marcos Sadao Shirakawa e teve como tema “Musicais e Temas de Filmes”. No repertório, grandes sucessos dos cinemas, como “O Fantasma da Ópera”, “Cats”, “Star Wars Saga” e o “Rei Leão”.

Para conferir essa agenda e todas as ações veiculadas durante o período de isolamento social, basta acessar a página especial do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro: www.museufelicialeirner.org.br/culturaemcasa ou pelas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e TikTok @museufelicialeirner.

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa – ACAM Portinari
Núcleo da Notícia- (16) 3237-7367
www.nucleodanoticia.com.br

André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andre@nucleodanoticia.com.br


Ingrid Ribeiro – (16) 9.9233-1823
ingrid@nucleodanoticia.com.br

Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243/9-9240-5718

Davi Franzon – (11) 9-3411-6428

imprensaculturasp@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*