Ir para o conteúdo

Semana de Portinari em Brodowski é um sucesso

Publicado dia 29/08/2012 por Acam Portinari

A festa está em sua 37ª edição e reuniu aproximadamente 40 mil pessoas em várias atrações realizadas pelo Museu Casa de Portinari e a prefeitura; ação também comemorou o 99º aniversário da cidade

Pintura Mural, exposição coletiva de artes plásticas, oficinas artísticas e culturais, apresentações musicais, espetáculos de dança e teatro, concursos de literatura, fotografia e desenho. Essas foram algumas das atrações que reuniram um público de aproximadamente 40 mil pessoas durante a 37ª Semana de Portinari. As programações foram realizadas de 15 a 22 de agosto, pelo Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, em parceria com a prefeitura.

Um dos destaques foi a presença do filho do pintor Candido Portinari, João Candido, no sábado (18/8), na Piazza Della Nonna.  O único filho do artista plástico recebeu uma homenagem especial pelo trabalho que desenvolve em prol da memória da vida e obra de seu pai, considerado um dos maiores nomes das artes brasileiras. Foi entregue pelo museu uma placa de prata e a Medalha Portinari.

Neste ano, pela primeira vez, o museu promoveu um concurso de fotografias no Facebook e movimentou os jovens de Brodowski em busca da imagem mais votada que retratasse as atrações do evento. Ainda na internet, o museu lançou o projeto “Juntando Memórias”, com o objetivo de recordar todas as edições da Semana de Portinari.

A comunidade e os visitantes também puderam conferir uma exposição com artistas da cidade e da região.  A mostra reuniu quadros, esculturas e instalações inéditas. Os trabalhos foram julgados por uma comissão de críticos de arte da capital, coordenados pelo professor mestre, museólogo e crítico de arte Antonio Santoro Junior.

De acordo com o crítico, o interessante da exposição foi valorizar o momento de criação no desenvolvimento plástico. “Cada artista teve a liberdade de fazer seus trabalhos e todos foram respeitados e aceitos. Eles deram a “cara para bater”, literalmente. A estrutura que se encontra aqui é de nível elevado, não é repetitiva. Como jurado internacional, acompanho o salão há bastante tempo e já sinto a maturidade. Entro respirando um sabor europeu, de um lugar que respeita a arte”, comenta.

Além de reunir atividades gratuitas para pessoas de todas as idades, a Semana de Portinari apresentou a 8ª Piazza Della Nonna. Festa inspirada na cultura dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade, contou com comida e homenagem às famílias italianas, embaladas por músicos locais, além da cantora Sandra Frascá e da banda Top Dance.

Ainda entre as atrações da Semana de Portinari, a comunidade pôde assistir apresentações de teatro, música, dança e patinação, na esplanada do museu, além de participar de oficinas artísticas e culturais, e do passeio ciclístico “Conhecendo o Patrimônio Histórico”.

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
Dayane Malta da Silva – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8164
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais