Ir para o conteúdo

SEMINÁRIO SOBRE O MARCO CONCEITUAL COMUM EM SUSTENTABILIDADE DE MUSEUS RECEBE CONTRIBUIÇÕES PARA AS DISCUSSÕES REALIZADAS DURANTE O EVENTO

Publicado dia 15/01/2020 por Acam Portinari

Interessados poderão se inscrever gratuitamente até 20 de janeiro. SISEM-SP disponibiliza vídeo do primeiro seminário, realizado em 2019

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que está com inscrições abertas para o Seminário sobre o Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade, que será realizado em 24 de janeiro, no Salão Nobre da Secretaria, solicita aos participantes que enviem antecipadamente suas contribuições para as discussões que serão realizadas durante o evento.

É imprescindível que os participantes leiam antecipadamente os documentos apresentados no Seminário “Sustentabilidade em Museus: do conceito à prática”, realizado em novembro de 2019. São eles: “Sustentabilidade das Instituições e Processos Museais Ibero-Americanos  ̶  A construção de um Marco Conceitual Comum de Novembro de 2019”, apresentado por Patrícia Albernaz, do IBRAM e “Sustentabilidade em Museus: do conceito à prática”, apresentado por Davidson Kaseker, diretor do GTC/SISEM-SP. 

A partir daí, os organizadores solicitam que os participantes acessem o formulário e façam sua contribuição descrevendo brevemente, com clareza e objetividade, suas propostas e observações para o Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade.

“O Seminário será dialogal e, nos momentos de plenária, cada participante poderá manifestar-se espontaneamente sobre a pauta”, diz Kaseker.

Promovido pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) do SISEM-SP, o Seminário tem como objetivo interpretar as questões-chave do Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade do Ibermuseus, apropriando-as em consonância com os marcos legais e a Política Cultural da Secretaria para a formulação do Plano Estratégico para a Gestão Sustentável em Museus.

Além disso, objetiva a criar o Grupo Técnico da Política Setorial com a participação de técnicos da UPPM, representantes de museus públicos e privados, de órgãos representativos do setor como o COREM e ICOM, bem como especialistas da área de museologia.

Durante o encontro, espera-se constituir com técnicos da UPPM e representantes dos 18 museus geridos pela Secretaria em parceria com as Organizações Sociais de Cultura, o Grupo Técnico do Plano Estratégico para a Gestão Sustentável de Museus.

As diretrizes que orientam o Plano Plurianual 2020-2023 articulam-se com as metas estabelecidas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As inscrições para participar do Seminário devem ser feitas até o dia 20 de janeiro, no site do SISEM-SP, por meio da plataforma ADA, no https://cem.sisemsp.org.br/. Saiba mais sobre o sistema de inscrição aqui.

“Sustentabilidade em Museus: do conceito à prática” foi o tema do seminário realizado em 22 de novembro, no auditório da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Aberto ao público em geral, o evento teve como objetivo compartilhar as iniciativas do Programa Ibermuseus de apoio à adoção de novos modelos de gestão de museus mais conscientes e sustentáveis, sobretudo no que se refere às diretrizes enfeixadas no documento Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade (MCCS), lançado com o intuito de ser fonte de inspiração para a gestão sustentável dos museus ibero-americanos.

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais