Ir para o conteúdo

SISEM divulga a programação do 7º Encontro Paulista de Museus

Publicado dia 21/05/2015 por Acam Portinari

Com o tema ‘Museu: Fórum das Comunidades’, o maior evento do gênero no Estado de São Paulo acontece de 24 a 26 de junho, na capital paulista; as inscrições começam no próximo dia 22 de maio (sexta-feira)

A sétima edição do Encontro Paulista de Museus, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e ACAM Portinari, já tem programação definida e começará a receber as inscrições na próxima sexta-feira (22 de maio). O evento, que reúne anualmente cerca de mil profissionais, pesquisadores e gestores públicos para debater os novos rumos, conceitos e novidades da área museológica, acontecerá de 24 a 26 de junho, em cinco locais diferentes, promovendo um ambiente ainda mais dinâmico e proporcionando ao público o contato com várias instituições culturais de São Paulo.

A data de apresentação da pauta coincide com a Semana Nacional dos Museus, que comemora o Dia Internacional de Museus (18/5). “O Encontro Paulista de Museus tem se consolidado como um espaço privilegiado para a troca de experiências e debates, que reúne os mais diversos segmentos da museologia paulista. Com a adesão do de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a discussão do Plano Estadual de Cultura que se encontra em processo de construção, reforça-se a importância de estreitar essa interlocução com a comunidade museológica e consolidarmos as bases para a construção da Política Estadual de Museus”, assinala o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.

A abertura oficial ocorre às 10 horas, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A primeira conferência terá a presença de Jean Franczyk, diretora-adjunta do Science Museum (Londres), convidada por meio do British Council. O período da tarde será dedicado aos lançamentos de publicações, além dos painéis “As memórias das cidades: museus, territórios e públicos” e “Territórios e públicos: o desafio dos museus”.

Na quinta (25/6), a partir das 9h, as atividades serão desenvolvidas em quatro espaços distintos, três deles situados no Parque do Ibirapuera (Museu Afro, Museu de Arte Moderna – MAM e Auditório da Bienal), além do Museu da Imigração, localizado no Bairro do Brás. O público deverá optar pela programação no ato da inscrição a ser feita pelo site (http://www.encontropaulistademuseus.org.br/2015/inscricao.php), a partir de 22 de maio (sexta-feira). Os temas serão “Processos Colaborativos em Museus”, “Educação em Museus e Acessibilidade Cultural”, “Territórios e Públicos”, “Cidade, Gestão e Sustentabilidade em Museus” / “Museus e Movimentos Sociais”.

Entre as atividades do terceiro e último dia do 7EPM (26/6), que serão sediadas no auditório da Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, está a apresentação da proposta de Cadastro Estadual de Museus, ferramenta que norteará as ações de apoio organizadas pelo SISEM-SP aos museus paulistas nos próximos anos. Em seguida, haverá participação de representantes de outros sistemas estaduais de museus, abrindo espaço para a discussão de documentos de estruturação do setor museal brasileiro. O evento se encerra às 14h.

As informações sobre o 7º Encontro Paulista de Museus estão disponíveis no site www.encontropaulistademuseus.org.br/2015/programa.php ou www.sisemsp.org.br.

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais