• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

SISEM e Casas das Rosas promovem oficina de ‘Projetos Expográficos’ em São José dos Campos

Com 20 vagas, as inscrições podem ser feitas até 20/10, no link http://migre.me/rO22d

A Secretária da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Casa das Rosas e a Poiesis, promove, em São José dos Campos (SP), a oficina “Projetos Expográficos”. Gratuita, a atividade acontece no dia 24 de outubro (sábado), das 10h às 17h, na Oficina Cultural Altino Bondesan.

O programa abordará questões sobre museografia e expografia, além de apresentar o conhecimento prático de alguns espaços culturais paulistanos. As etapas da produção de uma mostra: planejamento, pesquisa, adequação de espaço, montagem, contratação de serviços e, especialmente, conservação de acervos, também serão detalhadas no encontro.

Para fechar o trabalho, serão realizados exercícios práticos sobre a criação de projetos de itinerância, buscando fomentar essa produção entre as instituições, para que os acervos do interior circulem.

A ação será ministrada por Ivanei da Silva, museólogo pela UniRio e mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Ele atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha na Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas, onde é responsável pelos projetos expográficos das exposições temporárias realizadas pelas instituições.

Ao todo, foram disponibilizadas 20 vagas gratuitas, mediante inscrição até 20/10, no link (http://migre.me/rO22d). A Oficina Cultural Altino Bondesan está localizada na Avenida Olivo Gomes, nº 100, no bairro Santana. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (12) 3923-4860.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Poiesis

Constituída em 1995, a Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura é uma organização não governamental que, em 2008, recebeu a qualificação de Organização Social (OS) por parte do Governo do Estado de São Paulo. A instituição é uma das OSs parceiras da Secretaria de Estado da Cultura no processo de execução dos seus objetivos, por meio da política cultural por ela formulada. Por intermédio de um Contrato de Gestão, a Poiesis cuida da gestão de 21 Oficinas Culturais do Estado, duas Fábricas de Cultura e de dois espaços culturais: Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e Casa Guilherme de Almeida. Para saber mais acesse: www.poiesis.org.br

Casa das Rosas

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um Centro Cultural localizado em um dos últimos casarões na Avenida Paulista, em São Paulo. A poesia encontra na Casa um espaço completamente democrático, onde se pretende desfazer preconceitos e qualquer paradigma negativo sobre a arte poética. É também o primeiro espaço público do país destinado à poesia, sendo batizado como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em homenagem ao poeta paulistano, falecido em 2003. Para saber mais acesse: www.casadasrosas-sp.org.br

Serviço:

“Oficina de Projetos Expográficos”
Data:
24/10/2015 (sábado)
Local:
Oficina Cultural Altino Bondesan (Avenida Olivo Gomes, nº 100, Santana – São José dos Campos/SP)
Horário:
das 10h às 17h
Inscrições:
até 20/10/2015; no link http://migre.me/rO22d
Vagas:
20
Informações:
(12) 3923-4860
Adesão:
gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*