Ir para o conteúdo

SISEM-SP abre as inscrições do ‘Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2’ em São Paulo

Publicado dia 27/06/2014 por Acam Portinari

Voltado aos profissionais que participaram das últimas cinco edições do primeiro ciclo do projeto, as inscrições acontecem até o dia 11 de julho de 2014

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), abriu as inscrições para o “Curso de Capacitação para Museus – Ciclo 2”, que será realizado no Museu da Energia de São Paulo. Com 40 vagas disponíveis, os interessados têm até o dia 11 de julho de 2014 para se inscreverem gratuitamente.

A etapa é voltada especialmente aos participantes de qualquer das cinco edições do primeiro ciclo do programa. Com quatro módulos, o curso contará com novos conteúdos: planejamento museológico, documentação, montagem, direitos autorais, comunicação institucional e ação educativa.

O primeiro, “Museus e Processos Museológicos”, tem como proposta refletir as noções de museu, museologia e patrimônio, observando a função social das instituições e a dialética estabelecida entre o acervo e a comunidade. O programa também estabelecerá discussões sobre o planejamento e a gestão dos museus, por intermédio de modelos de estatutos e leis de implementação. Coordenado por Paulo Nascimento, o módulo acontece nos dias 4, 5 e 6 de agosto.

O segundo será dividido em duas etapas: “Documentação” e “Direitos Autorais”. Nos dias 8 e 9 de setembro, a museóloga Marilúcia Bottallo apresentará a noção de salvaguarda patrimonial, abordando os principais procedimentos de documentação em museus e os procedimentos em arquivos e bibliotecas, pontuando as suas diferenças e semelhanças. Em seguida, no dia 10 de setembro, Leonardo Cássio e Heros Martins irão propor um debate sobre “Direitos Autorais”, tendo como base a Lei N° 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Também exibirão alguns dos principais assuntos que envolvem os conceitos de propriedade intelectual, direito moral e direito patrimonial.

Já no terceiro módulo, dias 6 e 7 de outubro, Marcela Tokiwa abordará, na primeira parte do tópico “Expografia e Montagem”, a exposição como um produto multidisciplinar, partindo dos objetos e suas características materiais e imateriais, evidenciando as qualidades quando exposto, respeitando os aspectos físicos e conservativos. No dia seguinte, 8 de outubro, Maria do Carmo Esteves trará a relevância da comunicação para a sociedade contemporânea, sua preponderância nas dinâmicas museológicas, além de aprofundar, de forma prática, o funcionamento e a definição da comunicação institucional.

Para encerrar, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o último módulo “Ação Educativa I e II” discutirá os fundamentos da educação patrimonial, ação educativa e outros conceitos que permeiam os equipamentos museológicos, compreendendo a importância da mediação como instrumento de acesso e participação do público. Ainda retomará certos elementos sobre educação, práticas e públicos de museus, além da importância de parcerias e a reflexão dos potenciais educacionais nesses espaços. Essa etapa será ministrada por Bob Borges e Laerte Machado.

A divulgação da lista de selecionados está prevista para o dia 18 de julho e os contatos serão realizados pelo e-mail registrado na inscrição. As aulas ocorrem das 9h às 17h, com intervalo para o almoço. Outras informações sobre o curso e o processo de inscrição podem ser obtidas por telefone (11) 3339-8111/3339-8208 ou e-mail: sisem@sp.gov.br .

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
“Curso de Capacitação para Museus Ciclo 2”
Datas: módulo I – 4, 5 e 6/8
módulo II – 8, 9 e 10/9
módulo III – 7, 8 e 9/10
módulo IV – 10, 11 e 12/10/2014
Local: Museu da Energia de São Paulo (Alameda Cleveland, n° 601, Campos Elíseos – São Paulo/SP)
Horário: das 9h às 17h
Informações: (11) 3339-8111/3339-8208 ou e-mail: sisem@sp.gov.br
Vagas: 40
Adesão: gratuita

 

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais