Ir para o conteúdo

SISEM-SP abre inscrições para nova edição de curso a distância para profissionais de museus

Publicado dia 16/07/2013 por Acam Portinari

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do SISEM-SP e da ACAM Portinari, a qualificação é fundamentada em manual do Conselho Internacional de Museus; adesão é gratuita

Estão abertas as inscrições para o curso a distância destinado aos profissionais de museus. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o curso livre utiliza a plataforma virtual de uma das dez melhores universidades do Estado São Paulo na avaliação do MEC, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Fundamentado no manual prático de como gerir museus do ICOM (Conselho Internacional de Museus) e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o curso “Introdução ao Trabalho em Museus” tem o objetivo de auxiliar e qualificar os profissionais e dirigentes de instituições museológicas nas diversas frentes de trabalho desenvolvidas nos museus, visando ampliar os diálogos, o uso de termos comuns e a atuação colaborativa.

O conteúdo das aulas aborda o trabalho em museus buscando ser aplicável ao dia a dia. Estão, entre os assuntos, o papel das instituições museológicas, a ética profissional, conservação de acervo, acolhimento de visitantes, educação em museu e gestão.
O curso livre tem carga horária de 160 horas, distribuídas ao longo de 12 semanas. Neste ano haverá duas edições simultâneas do curso, totalizando 110 vagas gratuitas.

As inscrições acontecem de 15 a 25 de julho. Os interessados devem enviar uma solicitação pelo site www.sisemsp.org.br, com currículo, carta de compromisso e comprovação de vínculo institucional. A divulgação dos selecionados será feita no dia 27 de julho de 2013.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br e www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, museus no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Tupã e Campos do Jordão. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria da Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais de Cultura, criadas por lei em 1998. Para saber mais acesse www.acamportinari.org

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais