Ir para o conteúdo

SISEM-SP ABRE INSCRIÇÕES PARA O 10º ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS (10EPM)

Publicado dia 18/05/2018 por Acam Portinari

Abertura acontece no Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio; interessados podem se inscrever online

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, abre hoje (18) as inscrições para o 10º Encontro Paulista de Museus (10EPM). O evento, principal reunião das instituições museológicas paulistas, será realizado de 18 a 20 de julho, em parceria com a ACAM Portinari, no Memorial da América Latina, com o tema “Gestão e Governança”.

A abertura das inscrições do 10EPM coincide com a comemoração do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. “Este ano, alcançamos a marca de dez edições ininterruptas do EPM. Nesta trajetória, conseguimos nos firmar como um dos principais eventos da museologia nacional, atraindo atenção de especialistas de fora do Estado e mesmo do País. Por isso, consideramos representativo dar início às inscrições no dia em que os museus são festejados em todo mundo”, argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Um dos destaques da programação deste ano é a honraria a ser concedida ao professor Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, o primeiro a receber a recém-criada medalha “Waldisa Rússio Camargo Guarnieri” – que homenageia um dos principais nomes da história da museologia brasileira.

O evento conta ainda com conferência internacional do diretor da Fondazione Brescia Musei, Luigi Di Coratto; o painel “Desafios éticos contemporâneos para museus”, com a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Débora Duprat; uma série de Painéis Digitais com os temas “Democratização de processos museológicos” e “Ações de fomento à participação”; eleições de representantes regionais e de novos membros do Conselho de Orientação do SISEM-SP; e entrega de certificados a instituições que aderiram ao Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Outro atrativo do 10EPM é a programação integrada – com as oficinas em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do SESC São Paulo, além do seminário “O Legado de Waldisa Rússio: liderança, formação, ética profissional e pesquisa em museologia”, no Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina.

Interessados em participar do Encontro devem se inscrever no endereço www.sisemsp.org.br/epm. Lá também é possível consultar a programação completa, conhecer edições anteriores do EPM e informar-se sobre hospedagem, alimentação e estacionamento para os dias do evento.

Vale ressaltar que as inscrições para o seminário “O Legado de Waldisa Rússio: liderança, formação, ética profissional e pesquisa em museologia” podem ser feitas juntamente com as do 10EPM. Já as oficinas no CPF do SESC São Paulo serão disponibilizadas a partir do fim de junho no site oficial da instituição: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br

SERVIÇO

10º Encontro Paulista de Museus (10EPM)
Onde: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo/SP
Quando: 18 a 20 de julho
Inscrições: www.sisemsp.org.br/epm
Informações: (11) 3339-8208 – www.sisemsp.org.br

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais