SISEM-SP abre inscrições para os ‘Painéis Digitais’ do 7º Encontro Paulista de Museus

Publicado dia 05/05/2015 por Acam Portinari

Instituições interessadas podem encaminhar os cases até 18/5/2015

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), iniciou nesta segunda-feira (4/5), o período de inscrições para os “Painéis Digitais”, do 7º Encontro Paulista de Museus, que acontece de 24 a 26 de junho, em São Paulo.

Serão selecionadas 18 apresentações de museus paulistas, a serem exibidas em monitores de LCD durante o evento. Em 2015, os Painéis contarão com três temáticas: “Museus e Cidades”, “Museus e Territórios” e “Museus e Públicos”.

A primeira abordará exemplos de atividades desenvolvidas pelos museus, ligadas a questões urbanas e da comunidade. Como os equipamentos lidam com a mobilidade, o descarte de resíduos e reciclagem, as relações entre grupos etários, além da identificação e da exibição do patrimônio cultural da cidade aos habitantes.

No segundo tópico, serão expostos casos sobrea relação do museu com as diversas identidades (migrantes, imigrantes, negros, indígenas, ciganos, entre outras) presentes em um território.

Já o terceiro assunto, destacará os projetos que tratem de ações de inclusão sociocultural, mapeamento de novos visitantes e atividades visando à ampliação do público de museus.

Para participar, os equipamentos deverão encaminhar os dados (em mídia) por Correios para o Sistema Estadual de Museus, localizado na Rua Mauá, n°51, 2° andar – 01028-900 – São Paulo/SP, até 18 de maio (segunda-feira).

Outras informações sobre como organizar a apresentação no site www.sisemsp.org.br, e dúvidas pelos e-mails sisem@sp.gov.br | dparreira@sp.gov.br ou no telefone (11) 3339-8208.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
Inscrições “Painéis Digitais” (7ºEPM)
Prazo para entrega:
de 4/5 a 18/5/2015
Endereço: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (Rua Mauá, nº 51 – CEP: 01028-900 – São Paulo/SP)
Informações: sisem@sp.gov.br | dparreira@sp.gov.br ou no telefone (11) 3339-8208

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais