Ir para o conteúdo

SISEM-SP apresenta mostra de fotografias microscópicas em Socorro (SP)

Publicado dia 03/06/2015 por Acam Portinari

Exposição, organizada pelo Catavento Cultural e Educacional, traz imagens ganhadoras concurso internacional Small World e fica em cartaz até agosto

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Catavento Cultural e Educacional – instâncias da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo -, apresentam, a partir de 2 de junho, no Museu Dr. João Baptista Gomes Ferraz, em Socorro (SP), a exposição “Small World: O Mundo Microscópico”. A mostra apresenta as fotografias vencedoras do concurso internacional Small Word, com imagens do mundo invisível a olho nu. Com entrada gratuita, o público pode conferir de terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h.

As imagens são da edição de 2012 da competição, feita pela empresa Nikon. O concurso acontece anualmente desde 1974 e busca cliques inusitados do mundo microscópico que colocam em destaque detalhes que, às vezes, passam despercebidos. As 20 melhores fotos participam da exposição, entre elas a do brasileiro Álvaro Migotto, da Universidade de São Paulo (USP), que recebeu do 10º lugar ao retratar  o Ofiúro, que é um animal do mesmo grupo das estrelas-do-mar (equinodermos).

Em “Small World”, os visitantes são convidados a ampliar os conhecimentos e descobrir um mundo invisível aos olhos. O passeio alia arte e entretenimento e é indicado para toda família. O Museu Dr. João Baptista Gomes Ferraz está localizado à Rua Antônio Leopoldino, nº 185. O telefone para informações é(19) 3895-8344. Para saber mais sobre a programação do SISEM-SP acesse www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Catavento Cultural e Educacional

O Catavento Cultural e Educacional está localizado no Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, no Centro de São Paulo. O principal objetivo do Catavento é apresentar à população infantil, juvenil e, também, aos adultos, conhecimentos científicos e culturais, aprimorando o desenvolvimento sociocultural da população. A missão do Catavento é implantar, no centro de São Paulo, um espaço lúdico, social e cultural, rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais, que contribuam para o desenvolvimento da infância e da juventude, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência. Para saber mais acesse: www.cataventocultural.org.br.

Serviço:
“Small World: o Mundo Microscópico”, em Socorro
Período
: 2/6 a 1/8/2015
Local: Museu Dr. João Baptista Gomes Ferraz (Rua Antônio Leopoldino, nº 185 – Socorro/SP)
Horário: de terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h
Informações: (19) 3895-8344
Entrada: gratuita

 

Imagens relacionadas

Divulgação
baixar em alta resolução
Divulgação
baixar em alta resolução

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais