SISEM-SP apresenta mostra inédita em São Caetano do Sul

Publicado dia 09/10/2014 por Acam Portinari

Com apoio da ACAM Portinari, Museu Lasar Segall e da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, a exposição estreia no dia 15/10, com entrada gratuita

A partir de 15 de outubro, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), a Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall e a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, promove a exposição “Imagens do Brasil”.

A mostra apresenta 35 reimpressões póstumas de obras do Lasar Segall, importante artista naturalizado brasileiro e um dos representantes do movimento modernista. A consolidação da parceria entre as instituições por meio da itinerância tem como objetivo qualificar, aperfeiçoar e valorizar as organizações e os acervos museológicos paulistas.

Com entrada gratuita, a visitação ocorre até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 13h, na Casa de Vidro (Praça do Professor, s/n° – altura da Av. Goiás, n° 1.111). A Fundação Pró-Memória está localizada na Avenida Dr. Augusto de Toledo, n° 255, no Bairro Santa Paula. Outras informações pelo telefone (11) 4223-4780 ou no site www.sisemsp.org.br ou ainda no www.fpm.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Museu Lasar Segall

Apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall – ACAMLS, uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privada, além de pessoas físicas que cooperam com o equipamento, o museu tem a missão de preservar, estudar e divulgar a obra de Lasar Segall, estimular a vivência, reflexão e experimentação no campo das artes, contribuindo para ampliar o acesso às manifestações culturais e para a formação da cidadania no contexto brasileiro. Para saber mais acesse: www.museusegall.org.br.

Fundação Pró-Memória

Criar, organizar, instalar e manter estabelecimentos e atividades voltadas à preservação, manutenção e divulgação do patrimônio local são missões da Fundação Pró-Memória. Para isso, suas ações são desenvolvidas nas áreas museológica, arquivística, documental, artística, editorial, de pesquisa histórica e preservação do patrimônio, sempre com o intuito de oferecer ao maior número de pessoas a oportunidade de conhecer a história de São Caetano do Sul. Atualmente, sua estrutura é formada pelo Museu Histórico Municipal, pelo Centro de Documentação Histórica e pela Pinacoteca Municipal, além de diversos espaços expositivos (o Salão de Exposições, localizado no Espaço Verde Chico Mendes, e a Casa de Vidro), nos quais são realizadas exposições fotográficas temáticas, que divulgam o acervo iconográfico da instituição, de forma didática e acessível ao público. Ainda dentro desta premissa, a programação da Fundação Pró-Memória inclui também eventos como cursos, palestras, encontros e mesas-redondas, que reúnem pesquisadores, professores, críticos, artistas e instituições da área do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Serviço:
Exposição “Imagens do Brasil”
Período: de 15/10 a 30/11/2014
Local: Casa de Vidro (Praça do Professor, s/n° – altura da Av. Goias, n° 1.111, Bairro Santa Paula, São Caetano do Sul – SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 13h
Informações: (11) 4223-4780
Entrada: gratuita

 

Imagens relacionadas

baixar em alta resolução

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais