Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

SISEM-SP comemora 30 anos com programação especial para 8° Encontro Paulista de Museus

Publicado dia 02/05/2016 por Acam Portinari

De 13 a 15/6, em São Paulo, evento terá como tema ‘Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas’

Em 2016, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) celebra seu trigésimo aniversário. Para comemorar, a instância – ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promove uma edição especial do Encontro Paulista de Museus (EPM). Com o tema “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”, o evento acontece em 13, 14 a 15 de junho.

As atividades estarão divididas entre a Sala São Paulo, no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, o Sesc Bom Retiro, a Pinacoteca, a Estação Pinacoteca e a Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp).Na programação, as mesas e painéis serão descentralizados, distribuídos por diferentes auditórios, de importantes equipamentos culturais no centro de São Paulo.

A abertura do Encontro, em 13/6 (segunda-feira), acontecerá na Sala São Paulo, ao lado da Estação Júlio Prestes, e contará com a presença do secretário da Cultura Marcelo Araujo, entre outras autoridades.

A partir das 13h30, o público participará do primeiro painel temático “Redes em Operação”. Mediado pela coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, e composto por Carlos Roberto Brandão, presidente do Ibram, Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP e Edmon Castell, professor do curso de museologia da Universidade Nacional da Colômbia e criador do Sistema de Museus e Patrimônio.

Às 16h, os participantes acompanham a palestra de John Orna-Ornstein, diretor do Arts Council England. Das 17h às 18h, Cássio Martinho, jornalista e autor do livro “Redes – uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização” apresentará seu trabalho e, encerrando o dia, a programação cultural traz o Bloco Afro Ilú Obá Di Min para uma apresentação musical.

No segundo dia, 14/6, as atividades da manhã acontecem no teatro do Sesc Bom Retiro. O local recebe o painel “Articulando Museus e Comunidades”, com a mediação de Maria Cristina Bruno, diretora do MAE/USP, e participações de Mário Chagas (Unirio) e Mathieu Viau-Courville (Museu das Civilizações do Quebéc). Em seguida, ocorre a palestra de Sharon Heal, diretora da Museums Association, responsável pela campanha Museums Change Lives.

À tarde, as mesas e reuniões ocorrerão simultaneamente nos auditórios da Pinacoteca e da Estação Pinacoteca; no auditório, salão nobre e salas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; nas salas anexas da Sala São Paulo e na Estação das Artes; e também no auditório da Escola de Música do Estado.

Das 13h30 a 14h30, o momento será destinado à apresentação das propostas de ação para o biênio 2016-2018 dos representantes regionais eleitos, seguidas pelos quatro painéis temáticos: “Comunicação e Serviços ao Público”, “Salvaguarda de Acervos”, “Gestão e Governança” e “Infraestrutura e Edificações”.

Para encerrar, em 15/4, as atividades acontecerão apenas no auditório da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com montagem de um telão auxiliar no Salão Nobre. Na ocasião, ocorre à apresentação do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo, o anúncio dos novos Conselheiros Eleitos e das Representações Regionais, além da fala da professora Heloísa Barbuy, do COSISEM-SP, e Rafael Barbi, do grupo de Representações Regionais do SISEM-SP em torno do tema “Uma Visão do Futuro”.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
8° Encontro Paulista de Museus
Datas:
de 13 a 15/6/2016
Horário: 1° Dia – Das 9h às 18h; 2° Dia – Das 9h às 17; 3° Dia – Das 9h às 13h30
Local: Sala São Paulo e no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, no Centro Cultural Júlio Prestes (Rua Mauá, n° 51, na Luz – São Paulo/SP), SESC do Bom Retiro (Alameda Nothmann, n° 185, no Bom Retiro – São Paulo/SP), na Pinacoteca (Praça da Luz, n°2 – Luz), da Estação Pinacoteca (Largo General Osório, n°66 – Santa Ifigênia) e na Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp (Largo General Osório, n°147 – Luz)
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: até 9/6/2016 pelo www.encontropaulistademuseus.org.br
Adesão: gratuita
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Viviane Ferreira – (11) 3339-8243
viferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub
gisele@sp.gov.br

 

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais