Ir para o conteúdo

SISEM-SP CONVIDA MUSEUS PAULISTAS A PARTICIPAREM DA PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA SONHAR O MUNDO

Publicado dia 19/11/2021 por Acam Portinari

Inscrições podem ser realizadas até 25 de novembro, no site do SISEM-SP. A agenda contará com ações gratuitas sob a temática “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”

De 6 a 12 de dezembro será realizada mais uma Campanha Sonhar o Mundo, que é uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que articula e mobiliza os museus paulistas no sentido de incentivá-los a promover diversas ações de reflexão e debate de questões relacionadas aos Direitos Humanos. Essa edição, que será virtual, tem como tema as “Soluções Sistêmicas para o futuro que queremos: Mulheres”.

Os museus paulistas estão convidados a participar e enviar suas programações para compor a agenda de atividades da campanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro por meio do preenchimento do formulário disponível aqui. É possível inscrever até três ações por formulário, caso o proponente deseje inscrever mais, é preciso abrir e preencher um novo documento. Clique aqui para mais informações e para ter acesso ao kit de divulgação.

A campanha é realizada tradicionalmente na semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, instância da Secretaria, em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari e museus articuladores (Museu da Inclusão, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imigração, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Museu Índia Vanuíre).

O tema da Sonhar o Mundo dá continuidade ao ciclo de sensibilização e discussão iniciado no final de 2020, quando a campanha abrigou o tema “equidade de gênero” mediante parceria entre o SISEM-SP e o coletivo transnacional “Mujeres cambian los museos”.

Desde então, diversas ações de conscientização e comoção foram realizadas por meio de videocartas e fóruns de discussão. Para concretizar o legado desse ciclo, essa edição campanha manterá a tônica “Mulheres”.

“Contamos com a adesão das instituições de todo o estado, pois essas ações da campanha demonstram também a contribuição dos museus na formação de uma mentalidade coletiva, de sororidade, de respeito e combate à violência, preconceito e discriminação social contra as mulheres, que são o foco deste ano”, comenta Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

SERVIÇO

Campanha Sonhar o Mundo

Data: de 06 a 12 de dezembro

Inscrição de programação: até o dia 25 de novembro, clicando aqui.

Gratuito

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais