SISEM-SP cria Comissão Organizadora para sétima edição do Encontro Paulista de Museus Encontro Paulista de Museus

Publicado dia 03/03/2015 por Acam Portinari

Evento acontece de 24 a 26 de junho, na capital paulista; a adesão é gratuita

No último mês, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, definiu uma Comissão Organizadora que assumirá a formulação de diretrizes para a sétima edição do Encontro Paulista de Museus (EPM), previsto para ocorrer em 24, 25 e 26 de junho (quarta, quinta e sexta-feira) de 2015, em São Paulo.

“Com a iniciativa, queremos partilhar a experiência com outras representações institucionais e ampliar a participação da área museológica nas discussões do escopo do evento, que já é consagrado no cenário museológico paulista”, afirma o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

A Comissão é composta por representantes das seguintes instituições: Conselho de Orientação do SISEM-SP, Representantes Regionais do SISEM-SP, Comitê Brasileiro do Icom (Conselho Internacional de Museus), Conselho Regional de Museologia 4º Região, Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), PPGMus-USP (Programa de Pós-graduação em Museologia da Universidade de São Paulo), British Council, ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), Grupo de Preservação ao Patrimônio Museológico, Grupo Técnico de Coordenação SISEM-SP e Coordenação da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.

O grupo reuniu-se duas vezes, em 12 e 26 de fevereiro, na sede da Secretaria, em São Paulo. No último encontro foram definidas as palavras-chave – museu, cidade, território e público-, que nortearão a temática central da programação do EPM, bem como foram discutidas outras questões operacionais como o formato e o local de realização do evento.

O Encontro Paulista de Museus tem realização do SISEM-SP em parceria com a ACAM Portinari. A  programação completa será disponibilizada em breve. Outras informações podem ser obtidas no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

 

 

 

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais