Ir para o conteúdo

SISEM-SP DÁ INÍCIO A CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GUARATINGUETÁ

Publicado dia 19/09/2017 por Acam Portinari

Iniciativa, que aborda ações educativas em museus, estende-se até o fim de outubro no Museu Histórico e Pedagógico “Conselheiro Rodrigues Alves”

Asteca realizada no Museu Conselheiro Rodrigues Alves, em Guaratinguetá

Capacitar profissionais do setor museológico para criação de programas, projetos e ações educativas, tendo como base a estrutura física e profissional das próprias instituições. É este o objetivo da Assessoria Técnica e Capacitação (Asteca) em Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus, que em 2017 ocorre no Museu Histórico e Pedagógico “Conselheiro Rodrigues Alves”, em Guaratinguetá. A iniciativa é do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), da Secretaria da Cultura do Estado, em parceria com a ACAM Portinari.

São, ao todo, quatro encontros, agrupados em dois dias corridos. O primeiro, realizado em 14 e 15 de setembro, contou com abertura feita pelo diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker, que explanou sobre as principais linhas de atuação do órgão. Também participaram da abertura o orientador do curso, Laerte Machado, a coordenadora da Equipe Técnica da ACAM Portinari, Joselaine Mendes, e o assistente de Ações Técnicas do SISEM-SP, Michael Argento, que apresentou a metodologia do curso de capacitação. Os outros três encontros acontecem em 28 e 29 de setembro, 05 e 06 de outubro e 19 e 20 de outubro.

Para quem participou desta primeira reunião da Asteca, o aprendizado e as práticas foram significativos. “Foi muito proveitoso, em especial para mim, iniciante na área museológica. Gostei principalmente de conhecer a concepção moderna de museu, que coloca não o acervo em destaque, e sim a relação do visitante com este acervo. Todo esse conhecimento será muito útil para nós”, contou a irmã salesiana Dulce Myrian Tsuyoko Hirata. A Congregação Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, ramo feminino dos salesianos e ordem a qual pertence a religiosa, prepara-se para fundar, em 2019, um museu, em Guaratinguetá, contando a trajetória delas no Brasil.

Ao fim dos quatro encontros da Asteca, será produzido um documento contendo o roteiro de ação educativa a ser implantado no Museu Histórico e Pedagógico “Conselheiro Rodrigues Alves”, utilizando para isso toda bagagem absorvida no curso e aproveitando o espaço físico e o acervo da instituição, reinaugurada no início de julho.

“O nível de aproveitamento desta primeira reunião foi excelente, com alto nível de debate e apresentação de soluções. O objetivo da Asteca é justamente unir fundamentação teórica e atividades práticas a serem aplicadas no museu que sedia os encontros. Os frutos, no entanto, espalham-se para outros lugares, uma vez que participam da formação profissionais de várias instituições”, concluiu Kaseker.

SERVIÇO

Ação de Assessoramento Técnico e Capacitação (Asteca) em Implantação de Núcleos de Ação Educativa em Museus
Instituição sede: Museu Histórico e Pedagógico “Conselheiro Rodrigues Alves” (Rua Doutor Morais Filho, 41 – Centro – Guaratinguetá/SP. CEP 12500-000)
Atividades complementares: Centro de Capacitação e Formação de Professores | Estação Ferroviária de Guaratinguetá (Praça Condessa de Frontin, 76 – Centro – Guaratinguetá/SP. CEP 12500-180)
Datas: 28 e 29 de setembro; 05 e 06 de outubro; 19 e 20 de outubro
Horário: das 09h00 às 18h00
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: encerradas
Adesão: Gratuita

Fonte: SISEM-SP / SEC

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais