Ir para o conteúdo

SISEM-SP divulga a programação do 6º Encontro Paulista de Museus

Publicado dia 13/05/2014 por Acam Portinari

Com o tema ‘Ressignificação dos Museus’, o evento acontece de 2 a 4/6, a partir das 9h, na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, em São Paulo; adesão é gratuita

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, divulgou na última semana a programação completa do 6º Encontro Paulista de Museus (EPM). Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro, que acontece de 2 a 4 de junho, incluirá palestras com grandes nomes da museologia internacional e nacional.

Em 2014, o EPM será realizado na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, em São Paulo, e contará com a participação de David Fleming, diretor do National Museums Liverpool, e Georgina Young, do Museum of London, dentre outros convidados.

“O Encontro Paulista de Museus tem se consolidado como um espaço privilegiado para a troca de experiências e debates, que reúne os mais diversos segmentos da museologia paulista. Neste ano, com a adesão do Governo de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura, reforça-se a importância de estreitar essa interlocução com a comunidade museológica e consolidarmos as bases para a construção da Política Estadual de Museus”, assinala o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.

A temática proposta para o evento, que direcionará todas as mesas e painéis, é o processo de ‘Ressignificação dos Museus’. Além das conferências, painéis digitais e lançamentos de publicações, o cronograma de atividades ainda conta com o processo eletivo dos membros do Conselho de Orientação do SISEM (COSISEM-SP) e das representações regionais.

A abertura oficial do Encontro ocorre a partir das 9 horas, da segunda-feira, dia 2 de junho, seguida pela conferência do diretor do National Museums Liverpool, David Fleming. Após o almoço, o público poderá conferir o primeiro painel, com o tema “Museus em Suas Comunidades”, com participação de Marília Bonas, diretora do Museu da Imigração de São Paulo, e de Simone Flores Monteiro, do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Ainda na parte da tarde, às 16h30, acontece o painel “Museus Municipais e Novas Narrativas”, com mediação de Heloísa Barbuy, docente do Museu Paulista, e participação de Rafael Barbi, do Museu da Cidade de Salto (Salto/SP), e Júlio Abe Wakahara, do Museu Anhanguera (Santana do Parnaíba/SP). Para encerrar o dia, às 18h30, ocorre o lançamento da publicação “Centro de Referência de Educação em Museus – Ano 1 – 2013”, do Museu da Língua Portuguesa, e distribuição da obra “Conceitos-chave de Museologia”, publicação do ICOM Brasil em parceria com a Secretaria da Cultura de São Paulo, por meio da Pinacoteca de São Paulo.

Na terça-feira (3/6), a partir das 9h, a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, e o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, apresentarão uma exposição sobre as perspectivas da construção da política estadual setorial de museus, com participação das Representações Regionais e do Conselho de Orientação do SISEM. Em seguida, haverá um terceiro painel: “O Estatuto de Museus e a Estruturação do Setor Museológico”, com a participação de representantes dos setores museológicos dos três níveis de governo.

A partir das 14h, com a mediação de Paulo Garcez, docente do Museu Paulista, participam de painel com o tema “Que Memória Preservar?” Georgina Young, do Museum of London, e Kátia Felipini, do Memorial da Resistência (São Paulo/SP). O dia será encerrado com as eleições dos representantes regionais para o mandato de 2014 a 2016.

Já no último dia (4/6), durante a manhã, haverá apresentação de projetos ganhadores dos editais ProAC-SISEM-SP de 2012, focalizando ações de preservação e de difusão de acervos. No período da tarde, na plenária de encerramento, ocorre o anúncio dos novos representantes regionais e dos membros eleitos para o Conselho de Orientação, cuja votação ocorrerá ao longo dos dois primeiros dias. O evento será encerrado com o debate do documento-base da política estadual de museus, elaborado a partir dos subsídios propostos no EPM do ano passado.

A programação completa do 6º Encontro Paulista de Museus está disponível na página do evento na internet (www.encontropaulistademuseus.org.br). Acompanhe também outras informações nas redes sociais Facebook e Twitter. A sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas está localizada na rua Voluntários da Pátria, nº 547, no bairro Santana. Outras informações pelo telefone (11) 2627-8111.

Serviço:
6º Encontro Paulista de Museus
Período: de 2 a 4/6/2013
Local: Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (Rua Voluntários da Pátria, nº 547, bairro Santana/SP)
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: www.encontropaulistademuseus.org.br
Adesão: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais