Ir para o conteúdo

Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

SISEM-SP divulga datas e locais do 7º Encontro Paulista de Museus

Publicado dia 05/05/2015 por Acam Portinari

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, divulgou na última semana as datas e locais de realização do 7º Encontro Paulista de Museus (7EPM). Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o Encontro, que acontece de 24 a 26 de junho, incluirá palestras com grandes nomes da museologia internacional e nacional.

Em 2015, o EPM terá um novo formato e abordará em todas as mesas e painéis a temática sobre a relação dos museus com a cidade, o território e seus públicos, essas definições foram propostas pela Comissão Organizadora do evento, composta por representantes de diversos parceiros institucionais, como o Ibram, Icom, Corem, PPGMUS-USP, ACAM Portinari, Acervo Artístico dos Palácios do Governo de São Paulo, COSISEM e Representantes Regionais, além do GTC SISEM-SP.

“O Encontro Paulista de Museus tem se consolidado como um espaço privilegiado para a troca de experiências e debates, que reúne os mais diversos segmentos da museologia paulista. Com a adesão do de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a discussão do Plano Estadual de Cultura que se encontra em processo de construção, reforça-se a importância de estreitar essa interlocução com a comunidade museológica e consolidarmos as bases para a construção da Política Estadual de Museus”, assinala o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.

 A abertura oficial do Encontro ocorre a partir das 9 horas, da quarta-feira, dia 24 de junho, no auditório do Palácio dos Bandeirantes. Na quinta-feira (25/6), a partir das 9h, as atividades serão desenvolvidas em quatro locais distintos, três deles situados no Parque do Ibirapuera (Museu Afro, MAM e Bienal), além do Museu da Imigração, localizado no Brás.

Já no último dia (26/6), na parte da manhã, vão acontecer painéis centrados na apresentação e discussão da proposta de Cadastro Estadual de Museus para o Estado de São Paulo. No mesmo período também ocorrerá o encerramento do evento.

O Encontro Paulista de Museus configura-se hoje como o maior evento do setor museal paulista, reunindo a cada ano mais de 1 mil profissionais de museus, gestores públicos de cultura, pesquisadores, estudantes e interessados. Desde 2009 é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), reunindo um público múltiplo, que inclui participantes de outros Estados e países – por meio de transmissão online – e, também, de representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

 

Imagens relacionadas

baixar em alta resolução

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais