• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

SISEM-SP divulga Nota Oficial

O Governo do Estado de São Paulo, por meio de notas oficiais, tem divulgado uma série de medidas destinadas ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus, dentre elas a suspensão temporária do funcionamento de museus, bibliotecas, teatros, escolas e casas de espetáculos, além de recomendar a suspensão de eventos com aglomerações de pessoas e viagens, incluindo as nacionais e internacionais.

Diante deste cenário, o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, em consonância com as orientações da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, vem a público divulgar medidas adotadas no âmbito de sua atuação com o objetivo de prestar esclarecimentos aos parceiros e colaboradores do setor museológico.

  1. Será postergado o calendário eleitoral referente às eleições para o Mandato 2020-2022 das Representações Regionais, com o intuito de assegurar e propiciar a adesão de instituições e gestores culturais ao pleito, que até então era realizado presencialmente em reuniões regionais durante a programação oficial do Encontro Paulista de Museus;
  2. Será postergado o período de cadastramento de eleitores e de registro de chapas para o segundo semestre a partir de setembro, em data a ser oportunamente divulgada.
  3. Todas as visitas técnicas do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) estão suspensas até que a situação seja normalizada. É importante observar que, diante do fechamento dos museus à visitação pública, surge a oportunidade para que as equipes dos museus aproveitem o tempo para atividades internas, dedicando-se à coleta de dados e preenchimento do Instrumento de Qualificação cadastral do CEM-SP.
  4. Também estão suspensas, por período indeterminado, as sessões deliberativas do Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM), mas encontra-se em discussão com os conselheiros a possibilidade de reuniões por teleconferência, para que não haja prejuízo nas análises e deliberações dos processos de cadastramentos dos museus.
  5. A realização do 11EPM, prevista para 1º, 2 e 3 de julho próximo, será postergada para o segundo semestre. Estamos em contato com o Memorial da América Latina para remarcação.
  6. Por fim, estão suspensas todas as atividades presenciais do SISEM relativas à formação, assessoramento técnico e circulação de exposições, sejam aquelas desenvolvidas diretamente por nossa equipe, sejam as desenvolvidas em parceria com as Organizações Sociais de Cultura.
  7. Em consonância com as orientações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, recomendamos às instituições museológicas paulistas que, a despeito da interrupção temporária de suas atividades presenciais, mantenham e intensifiquem suas presenças nas redes sociais a fim de contribuir para mitigar os efeitos provenientes do isolamento social que este período impõe. Ao mesmo tempo, contribuir para a divulgação de orientações das autoridades da saúde pública, somando-se aos esforços coletivos para a superação das adversidades o mais brevemente possível.
  8. Recomendamos aos gestores culturais e aos profissionais de museus que acompanhem o SISEM nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e em nosso site (www.sisemsp.org.br), por meio das quais compartilharemos informações atualizadas sobre novas medidas.

Eventuais esclarecimentos poderão ser demandados pelo e-mail sisem@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3339.8111.

São Paulo, 19 de março de 2020.

Davidson Kaseker

Diretor do GTC SISEM

Antônio Lessa

Coordenador da UPPM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*