Ir para o conteúdo

SISEM-SP e ACAM Portinari apresentam conteúdo do terceiro módulo do Curso de Capacitação

Publicado dia 01/04/2015 por Acam Portinari

Na etapa, alunos aprenderão os conceitos básicos sobre curadoria e expografia museológica

Neste mês, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), idealizadores do projeto, apresentam mais uma importante etapa do “Curso de Capacitação para Museus”: o módulo de Curadoria e Expografia.

Na primeira parte do terceiro módulo, 6 e 7 de abril, a professora Ana Paula Nascimento abordará a curadoria institucional. A disciplina mostrará aos participantes algumas das possibilidades do processo de desenvolvimento de exposições e suas atividades correlatas, direcionando as atividades para as possibilidades intrínsecas às respectivas instituições de trabalho, a partir dos contextos disponíveis.

“A curadoria é uma das principais atividades de comunicação em instituições culturais. Para se obter um resultado satisfatório, é necessária a realização de uma série de etapas e ações como conceituação, pesquisa, documentação e seleção dos itens a serem apresentados, planejamento da disposição dos objetos, produção de textos, entre outras. Trata-se de uma atividade que, para ser concretizada, necessita da integração e do diálogo de profissionais de diferentes áreas”, explica a doutora e mestre em História da Arte pela USP, a arquiteta Ana Paula.

Em seguida, nos dias 7 e 8, é a vez do professor Renato Baldin abordar o tema expografia. A matéria terá como intuito entender as características materiais e imateriais das peças, interagindo com os alunos e propondo uma reflexão sobre as normas criadas em torno das exposições museológicas.

“Falaremos dos aspectos técnicos da montagem, que auxiliam os profissionais de museus no momento do planejamento e do projeto. Para isso, apresentaremos diversos exemplos para ampliar o repertório de possibilidades e inspirá-los nos futuros trabalhos”, conclui Baldin, arquiteto e especialista em museologia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), e especialista em administração do terceiro setor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Imagens relacionadas

A professora Ana Paula Nascimento
Divulgação
baixar em alta resolução
O professor Renato Baldin
Divulgação
baixar em alta resolução

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

 

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais