Ir para o conteúdo

SISEM-SP e ACAM Portinari levam mostra fotográfica a Ouroeste

Publicado dia 21/05/2014 por Acam Portinari

‘Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira’ apresenta o desenvolvimento econômico e social da região atrelado à história da Estrada Boiadeira do Taboado

Neste mês, a partir do dia 26 (segunda-feira), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e a Prefeitura de Ouroeste, apresenta a mostra fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”, no Museu Água Vermelha.

Com produção de Evandro Junior Ferreira da Silva, a exposição exibe os costumes, tradições, vilarejos, personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e como eles contribuem para o desenvolvimento econômico e cultural.

A itinerância traz imagens de município e vilarejos que estão às margens da centenária estrada, partindo do Rio Paraná, onde está Rubinéia, até as ruínas da estação férrea entre Ecatu e Tanabi.

A visitação acontece até 27 de junho, de terça a sexta-feira, das 8h às 16h. O Museu Água Vermelha está localizado na Avenida dos Bandeirantes, nº 2.090, no Centro. Outras informações pelo telefone (17) 3843-1481 ou no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
Exposição “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”
Período: de 26/5 a 27/6/2014
Local: Museu Água Vermelha (Avenida dos Bandeirantes, nº 2.090, Centro – Ouroeste/SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 8h às 16h
Informações: (17) 3843-1481
Entrada: gratuita

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais