• portugues
  • espanhol
  • ingles
  • diminuir texto
  • aumentar texto

SISEM-SP e ACAM Portinari promovem Seminário sobre Planos Museológicos em SP

Na última semana, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), promoveu o Seminário sobre Planos Museológicos em sua sede, em São Paulo. Participaram do encontro a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, o diretor do SISEM-SP, Davidson Panis Kaseker, e a diretora executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri.

“Recomendado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museologia – e exigido no território brasileiro desde 2009, pelo Estatuto dos Museus (Lei 11.409), até para se ter acesso a recursos públicos, o planejamento museológico é imprescindível para a criação de novos museus ou mesmo para a requalificação institucional dos existentes, em busca de novos públicos e de novos paradigmas conceituais que deslocam o foco das coleções para o exercício da função social dos museus, por meio da construção e administração da memória”, observa o diretor do SISEM-SP, Davidson Panis Kaseker.

No primeiro dia, 15 de outubro (terça-feira), a ação reuniu 21 representantes das 37 instituições museológicas que receberam Planos Museológicos ou assessoria técnica de 2010 a 2013, e secretários e diretores de Cultura desses municípios para avaliar o status de implantação desses marcos referenciais e coletar subsídios para aperfeiçoá-los.

Na ocasião, a museóloga Elisabeth Zolcsak apresentou os aspectos técnicos utilizados na elaboração dos Planos Museológicos e, em seguida, foi discutida a necessidade da elaboração de planejamentos e estratégias para apoiar e melhorar esse processo.

Já no segundo dia, 16 de outubro (quarta-feira), aconteceu um debate restrito a um grupo de museólogos convidados, com caráter avaliatório, cujo intuito foi obter diferentes opiniões sobre os processos. Participaram dessa etapa Maria Cristina Oliveira Bruno, Elizabeth Zolcsak, Angelica Fabbri, Kátia Felipini Neves, Paulo Nascimento Lima e Raquel Milagres Mattos.

Ao todo, participaram do Seminário instituições de 21 cidades, são elas: Museu Bernardino de Campos, de Amparo, Museu Marechal Cândido Rondon, de Araçatuba, Museu Voluntários da Pátria, de Araraquara, Museu Anita Ferreira de Maria, de Avaré, Museu Morgado de Matheus, de Bauru, Museu Francisco Biasi, de Botucatu, Museu Alfredo e Afonso de Taunay, de Casa Branca, Memorial Prefeito João Cardoso de Oliveira, de Cerqueira César, Museu de História Natural, de Cravinhos, Departamento de Cultura e Departamento de Turismo, de Iguape, Museu Major José Levy Sobrinho, de Limeira, Museu Presidente João Teodor Xavier, de Mogi Mirim, Museu Municipal Elisabeth Aytai, de Monte Mor, Museu Lucas Monteiro de Barros, de Orlândia, Museu Fernão Dias Pais, de Penápolis, Museu D. Pedro I e Dona Leopoldina, de Pindamonhangaba, Museu Prudente de Moraes, de Piracicaba, Museu das Monções , de Porto Feliz, Museu Dr. Armando Sales Oliveira, de São João da Boa Vista, Museu Paulo Setúbal, de Tatuí, e Museu Cornélio Pires, de Tietê.

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Renata Beltrão – (11) 2627-8166
rmbeltrao@sp.gov.br
Giulianna Correia – (11) 2627-8243
gcorreia@sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*