Ir para o conteúdo

SISEM-SP E ACAM PORTINARI REALIZAM EPMI CAMPINAS. INSCREVA-SE!

Publicado dia 01/04/2019 por Acam Portinari

Principal encontro dos museus paulistas ocorre dias 23 e 24 de abril, com mesas, conferências e oficinas

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a ACAM Portinari Organização Social de Cultura, realizam, nos dias 23 e 24 de abril, no SESC Campinas, o Encontro Paulista de Museus itinerante Campinas (EPMi Campinas).

Conferências, mesas e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas AQUI.

O EPMi Campinas é o segundo de uma série de encontros a serem feitos ao longo do ano em seis macrorregiões paulistas para se debater gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus.

O primeiro EPMi foi realizado no fim de fevereiro em Ribeirão Preto, com a presença de representantes de 28 municípios da macrorregião Nordeste. Birigui (EPMi Noroeste), Bauru (EPMi Oeste), Sorocaba (EPMi Sudoeste) e São José dos Campos (EPMi Vale do Paraíba e Litoral) serão as outras cidades-sede, sempre com apoio das unidades SESC SP.

“Depois de dez anos ininterruptos de sucesso na Capital, decidimos ampliar o alcance do Encontro Paulista de Museus, tornando o evento itinerante e, assim, capaz de atender todas as regiões paulistas. Isso fortalece a articulação do SISEM-SP com os museus e facilita o acesso das pequenas e médias instituições às políticas públicas e ferramentas de qualificação, como o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

EPMi

A ideia de se criar a versão itinerante do EPM surgiu após a análise dos dados sobre as inscrições realizadas nos Encontros Paulistas de Museus no período de 2011 a 2017.  Observou-se que, do total de inscritos, 65% provinha da Região Metropolitana de São Paulo. Assim, o EPMi foi concebido para atingir um público de profissionais de museus mais amplo geograficamente.

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Campinas (EPMi Campinas)
Quando: 23 e 24 de abril
Onde: SESC Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim – Campinas/SP
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: AQUI

Fonte: SISEM-SP

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais