Ir para o conteúdo

SISEM-SP e Museu Afro Brasil levam mostra fotográfica de Hans Silvester a Praia Grande

Publicado dia 18/06/2014 por Acam Portinari

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu Afro Brasil e a Prefeitura de Praia Grande, leva ao Complexo Cultural Palácio das Artes, na cidade, a exposição “Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”, cuja estreia está marcada para o dia 21 de junho de 2014.

No trabalho, o fotógrafo alemão Hans Silvester desenvolve uma série fotográfica mostrando os povos Surma e Mursi, que habitam a fronteira da Etiópia, Quênia e atual Sudão do Sul, ao longo do vale do rio Omo, no continente africano. Fascinado pelas artes corporais, o artista revela seus modelos em poses de um naturalismo intenso.

A noção do “corpo como paisagem” é um dos principais enfoques das imagens. “O corpo é visto quase como uma peça do território, com pele e carne substituindo pedras, cerâmicas e tecidos típicos de outras culturas”, como revela Silvester em seu livro “Natural Fashion – Tribal Decoration From Africa” (New York: Thames & Hudson, 2010 p.03).

Na região do Vale do Rio Omo preserva-se lugares e povos que vivem no mais profundo contato com a natureza. Os povos Surma e Mursi, devido a condições geográficas favoráveis, mantiveram-se protegidos de influências exteriores e, dessa forma, conservaram grande parte de sua rica cultura e tradições históricas.

“A importância dessa exposição encontra-se, por um lado, em dar visibilidade a povos que são quase inteiramente desconhecidos fora da África e, por outro, trazer para o plano nacional as discussões internacionais a respeito de alguns dos conceitos polêmicos e fundamentais que cruzam os distintos universos da antropologia com a arte da fotografia.”, afirma o diretor-curador Emanoel Araujo, que também assina a curadoria dessa atual exposição.

Com entrada gratuita, a visitação acontece até 19/7/2014, de terça-feira a sábado, das 14h às 18h. O Complexo Cultural Palácio das Artes Galeria Nilton Zanotti está localizado na avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, bairro do Boqueirão. Outras informações no site www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro-africana, assim como de difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais. Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, possui um acervo de mais de 5 mil obras – grande parte doada pelo artista plástico, curador e atual diretor curador do museu, Emanoel Araújo. Com um sistema de visitação gratuito para todas as exposições e atividades, o museu ainda conta com um Núcleo de Educação para receber visitas pré-agendadas e manter o programa “Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade”, que atende exclusivamente pessoas com necessidades especiais. Para saber mais acesse: www.museuafrobrasil.org.br

Serviço:
Exposição “Hans Silvester – As fotografias do Vale do Rio Omo/O Povo e a Natureza”
Abertura: 21/6, às 14h
Período: de 21/6 a 19/7/2014
Local: Complexo Cultural Palácio das Artes Galeria Nilton Zanotti (Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.600, bairro do Boqueirão – Praia Grande/SP)
Horário: de terça-feira a sábado, das 14h às 18h
Informações: (13) 3496-5713
Entrada: gratuita

 

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria de Estado da Cultura:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

Museu das Culturas Indígenas: o novo polo cultural de São Paulo que promete valorizar a diversidade

Veja Mais

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais