SISEM-SP e Museu da Imigração promovem oficina em Taubaté sobre organização de reserva técnica

Publicado dia 13/11/2014 por Acam Portinari

Em 18 de novembro (terça-feira), o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e o Museu da Imigração, ambas instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizam em Taubaté (SP) a oficina “Reserva Técnica – Organizações e Acondicionamentos”. Ação gratuita acontecerá no Museu da Imigração Italiana, a partir das 9h.

A oficina será realizada em duas partes. A primeira abordará o ambiente da conservação: a organização da sala e as recomendações para deslocamento de objetos. Já a segunda etapa apresentará as soluções para embalagens, suportes para tipologias diversificadas e acondicionamentos. Além disso, serão exibidos modelos e explicações sobre suas confecções.

Ministrada por Álvaro Guimarães dos Santos, especialista em museologia, a oficina tem como objetivo proporcionar aos profissionais conhecimentos fundamentais no trato, manipulação, embalagem e armazenamento desses patrimônios.

Para participar, basta se inscrever pelo e-mail sisem@sp.gov.br. O Museu da Imigração Italiana está localizado na Avenida Líbero Indiani, nº 550, no Distrito de Quiririm. Outras informações podem ser obtidas por telefone (11) 3339-8208 ou www.sisemsp.org.br.

Sistema Estadual de Museus

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

Museu da Imigração

Com reinauguração realizada em maio de 2014, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, reabriu suas instalações com novo plano museológico e exposição de longa duração. O prédio, tombado pelo Conpresp e pelo Condephaat, passou pelo primeiro restauro completo desde que teve sua construção finalizada, em 1888. Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás – patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo – o Museu da Imigração retoma as atividades com o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. A proposta é que o Museu se torne um espaço de articulação, promovendo reflexões sobre a experiência do deslocamento e a construção da identidade paulista a partir de múltiplas origens.

Serviço:
“Reserva Técnica – Organizações e acondicionamentos”
Data: 18/11/2014 (terça-feira)
Local: Museu da Imigração Italiana de Quiririm (Av. Líbero Indiani, 550, no Distrito de Quiririm – Taubaté /SP)
Horário: a partir das 9h
Inscrições: sisem@sp.gov.br
Adesão: gratuita

 
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo:
Natalia Inzinna – (11) 3339-8162
ninzinna@sp.gov.br
Jamille Menezes – (11) 3339-8243
jmferreira@sp.gov.br

Posts Relacionados

COSISEM passará a ter representação do ICOM Brasil

Veja Mais

SISEM-SP divulga Relatório Anual de Atividades de 2020

Veja Mais

Sonhar o Mundo tem diversificada programação elaborada pelos Museus Paulistas

Veja Mais